Deu no El País


Dezenas de surdomudos italianos vítimas de abusos sexuais exigem justiça

"O padre me sodomizou e tentou outros jogos sexuais"

De Miguel Mora:
Durante um século, o Instituto Antonio Provolo, da cidade de Verona, foi visto como um exemplar modelo de caridade da Igreja Católica. O centro da Congregação da Companhia de Maria para educação de surdomudos oferecia ensino grátis e meios de inserção no trabalho para dezenas de crianças com problemas de surdez e de fala, originatórios de famílias pobres e camponesas do miserável nordeste italiano.


Esta semana, cerca de 70 ex-alunos do colégio, agora homens e mulheres de 41 a 70 anos, decidiram romper décadas de silêncio e revelaram que sofreram de forma sistemática abusos sexuais e maus tratos em mãos de sacerdores e leigos.

Os testemunhos detalham dezenas de casos de sodomia, masturbações forçadas a sós ou em grupos, surras e ameaças. Um inferno de proporções espantosas que durou ao menos 30 anos e que agora se abate sobre a Santa Sé, responsável direta pela congregação.

Segundo revelou o próprio bispo de Verona, Giuseppe Penzi, entre os acusados de sodomía está Giuseppe Carraro (na foto acima0, que foi bispo da cidade entre 1958 y 1978. Carraro morreu e está em adiantado processo de beatificação - um estágio para depois ser proclamado santo.

Leia mais em espanhol: El prelado me sodomizó e intentó otros juegos sexuales

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu