Frases

"O estado atual da economia é pior do que tínhamos pensado e a cada dia piora.”

Joe Biden
Vice-presidente dos Estados Unidos


Nota do Editor - Conto uma história que ouvi de um banqueiro, num jantar no Jockey, em São Paulo, quando acompanhei o patrão para evitar que ficasse sozinho e fosse assediado por saltitante socialite. Faz tempo, 36 anos para ser preciso. A conversa girava sobre a genialidade de Delfim Netto, o czar da economia. Eu permanecia calado como uma múmia. Era flagrante meu desconforto. Na minha cabeça estava claro que aquela burguesia decadente jamais seria convidada para a minha casa. Depois de algumas doses de Royal Salute o austero homem de negócios ao meu lado destravou a língua e me disse como se fosse um grande segredo, falando baixinho, ao pé do ouvido:

- Garoto, economia é simples, imagine um filtro desses que usamos para purificar água. Encha até a metade e depois abra a torneira. O nível vai baixar, para impedir que esvazie você deve colocar uma mangueira vertendo água.


A partir daí há três possibilidades:

a) O volume de água que entra é igual ao volume de água que sai. O nível fica estacionado.

b) O volume de água que entra é maior do que o volume de água que sai. O nível sobe e se ficar assim por muito tempo o filtro transborda. Nesse caso é bom encontrar uso para a água, fazer um lago e criar peixes ou produzir vapor para mover coisas.

c) O volume de água que entra é menor do que o volume de água que sai. O nível baixa. Esta é uma situação perigosa, o filtro pode secar e rachar com o calor.

Esse gordo de que tanto falam está usando a mangueira do crédito internacional farto. O nível não sobe por que os milicos enfiam dinheiro em obras faraônicas e faturam gordas comissões. Quando acabar a água fácil o país quebra e os milicos caem. Eu talvez esteja morto, mas você vai ver e certamente se lembrará desta conversa. Hoje presto uma homenagem ao velho banqueiro. A previsão dele estava certa, morreu antes do advento Tancredo-Sarney e não viu a redemocratização. Eu teria prazer de tê-lo ao meu lado na varanda. Naquele dia ele me disse coisas obvias. Poucos admitiam a nudez do Rei. Os contentes o viam vestido de ouro. Como acontece hoje. (Sidney Borges)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Jundu

Pegoava?