Caso Battisti

Itália chama para consultas sobre caso Battisti embaixador no Brasil

da Folha Online (Clique aqui e leia o original)
A Itália decidiu chamar para consultas seu embaixador no Brasil, Michele Valensise, depois que o governo brasileiro concedeu status de refugiado político ao ex-ativista italiano Cesare Battisti. Condenado na Itália por quatro homicídios, Battisti conseguiu o status de refugiado político no Brasil por decisão do ministro Tarso Genro (Justiça).


Segundo o Ministério de Relações Exteriores da Itália, a decisão surgiu depois que a Procuradoria Geral da República recomendou ao STF (Supremo Tribunal Federal) que facilitasse a concessão de refúgio político e liberdade a Battisti.

Após pronunciamento do governo brasileiro, o STF deve julgar a causa de Battisti, que aguarda em uma penitenciária de Brasília uma possível libertação, depois de ser detido no Rio de Janeiro em 2007 e de ser condenado na Itália por quatro assassinatos.

A Folha Online apurou que o caso deve ser julgado pelo STF já no dia 2 de fevereiro, quando o Judiciário retoma suas atividades.

O governo da Itália ingressou na semana passada com um recurso no STF para pedir vista do processo de Battisti e direito de se manifestar na ação.

Battisti, 54, foi condenado à prisão perpétua na Itália acusado de quatro assassinatos cometidos na década de 1970 quando militava no grupo Proletários Armados pelo Comunismo.

No último dia 13, o ministro Tarso Genro concedeu a ele o status de refugiado político --decisão que foi ratificada por Lula em carta ao presidente italiano, Giorgio Napolitano.
Com Efe


Nota do Editor - No século XIX chamar o embaixador para consultas era a praxe que antecedia a declaração de guerra. Desta vez não haverá conflito com tropas e tiros, mas o Brasil vai sofrer retaliações sérias e Lula verá o prestígio que tem na Europa ir pelo ralo. Ainda há tempo de demitir Tarso Genro, voltar atrás na decisão e dizer que não sabia de nada. É a praxe de Lula. (Sidney Borges)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu