Ubatuba em foco



Ubatuba é o primeiro município do Litoral Norte a se integrar ao Programa 'Observando os Rios'

Ubatuba, através do Projeto 'Cuidágua na Escola', é o primeiro município do Litoral Norte a se integrar ao Programa 'Observando os Rios'. O programa faz parte do Projeto Rede das Águas, promovido pela SOS Mata Atlântica e oferece instrumentos de educação ambiental, capacitação e articulação em rede com o objetivo de promover e estimular a participação dos cidadãos na gestão da água e do meio ambiente.
A metodologia desenvolvida especialmente por Samuel Murgel Branco para a Fundação SOS Mata Atlântica tem sido aplicada desde a instituição do Núcleo União Pró-Tietê, utilizando o monitoramento da qualidade da água como instrumento de sensibilização e engajamento social para gestão participativa de bacias hidrográficas.
Em Ubatuba, será feita análise mensal dos rios através de coleta das águas, considerando diversos parâmetros ambientais, como presença de coliformes fecais, lixo, demanda bioquímica de oxigênio e concentração de nitratos. Mediante resultados, a água será classificada em: Ótima, Boa, Aceitável, Ruim e Péssima.A equipe do Projeto 'Cuidágua na Escola' recebeu uma capacitação e já iniciou o monitoramento do Rio Grande na Ilha dos Pescadores, como ponto inicial de amostragem de água, uma vez que a ASSU tem sua sede nas próximidades deste rio.
A primeira observação da equipe, revelou que a água do Rio Grande ainda estava com a qualidade "aceitável", próximo à foz do rio. Porém, lixo e outros impactos ambientais negativos, como a presença de coliformes fecais, foram encontrados.
A educadora ambiental da equipe do Projeto Cuidágua na Escola Débora Olivato, mediante a esse ocorrido, não o classificaria como aceitável e enfatiza o problema da falta de tratamento de esgoto em alguns pontos de Ubatuba.
O oceanógrafo e pesquisador Henrique Luís de Almeida, também integrante do Projeto, salienta: "O resultado desta amostragem que classificou a qualidade da água como aceitável, pode ter sido influenciado pelo horário da maré e pela escassez das chuvas, a partir da análise mensal poderemos encontrar uma relação de como estes fatores ambientais influenciam a qualidade da água no estuário do Rio Grande. É importante considerar também que a metodologia foi desenvolvida inicialmente para monitorar a qualidade da água do rio Tietê e seus afluentes, que têm uma realidade bem mais caótica que os rios de Ubatuba".
Entretanto, observou-se também a presença de manguezal, peixes, tartaruga e aves aquáticas, dotando a Ilha dos Pescadores de grande potencial de recuperação ambiental e paisagística, o que poderá trazer diversos benefícios a qualidade de vida e ao turismo no local.

Além do Rio Grande, os rios Tavares, Maranduba e um riacho da Picinguaba poderão ser monitorados pelas Escolas Mobilizadoras do Projeto Cuidágua na Escola (EMEF Nativa Fernandes Farias, no Sertão da Quina; EMEF Maria Josefina Giglio, na Estufa II; e EMEF Iberê, na Picinguaba), as quais receberão um Kit de análise de água com capacidade para até dois anos e meio de monitoramento.Todas as informações serão cadastradas mensalmente e disponibilizadas no site: www.rededasaguas.org.br.
A Associação Socioambientalista Somos Ubatuba está preocupada com a qualidade das águas de Ubatuba. A ONG prima por resultados inquestionáveis e está empenhada a contribuir para a resolução do problema. (Enviado por Andressa Rocha Derencius)

O Projeto Cuidágua na Escola é uma realização da Associação Socioambientalista Somos Ubatuba (ASSU) em parceria com o Instituto Seiva, as Secretarias Municipais de Educação e Meio Ambiente, o Instituto Argonauta para a Conservação Costeira e Marinha e o Aquário de Ubatuba, é financiado pelo FEHIDRO (Fundo Estadual de Recursos Hídricos de São Paulo) e conta ainda com o apoio do Comitê de Bacias Hidrográficas (CBH-LN) e da Fundação SOS-Mata Atlântica.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu