Guerra

Entenda o conflito na Geórgia

Do The Guardian, no Estadão:
A Ossétia do Sul e a outra região separatista da Geórgia na região, a Abkházia, conquistaram uma independência de fato desde o início dos anos 90, mas a Geórgia jamais reconheceu a perda de seu território. A disputa entre Tblisi e as duas regiões foi chamada de "o conflito congelado" porque as questões permaneceram sem resolver, mas não havia luta. O gelo começou a degelar e o calor a crescer no começo deste ano quando o Ocidente reconheceu Kosovo, indo contra a recomendação da Rússia. Os ossétios do sul e os abkházios argumentavam que se Kosovo podia ser independente eles também - e retomaram sua luta pela liberdade.

ORIGEM DA DISPUTA

Os ossétios são descendentes de uma tribo chamada os alanos. Como os georgianos, os ossétios são cristãos ortodoxos, mas têm a sua própria língua. Na época soviética, os ossétios tinham uma região autônoma dentro da Geórgia. Os georgianos dizem que os ossétios colaboravam com os bolchevistas e tendiam a ser mais pró-soviéticos. Seus semelhantes étnicos vivem do outro lado da fronteira na região russa da Ossétia do Norte, por isso eles se sentem mais atraídos para a Rússia do que para a Geórgia - e muitos possuem passaporte russo.
A Abkházia, na costa do Mar Negro, também teve autonomia dentro da Geórgia durante a época soviética. Por causa de seu clima subtropical, ela era o balneário dos líderes soviéticos e hoje continua sendo popular para turistas russos. Ela tem uma população mista de abkházios, gregos, armênios, russos e georgianos, e uma pequena, mas significativa, minoria muçulmana. Milhares de georgianos étnicos fugiram de suas casas na Abkházia durante a guerra civil no início dos anos 90 e hoje vivem como refugiados em Tbilisi e Moscou.

ENVOLVIMENTO RUSSO

A Rússia diz que não pode ficar de lado, pois muitas pessoas nas regiões separatistas são agora seus cidadãos. A Geórgia diz que a Rússia está interferindo em seus assuntos internos e apoiando os separatistas, embora os mantenedores da paz russos deveriam ser supostamente neutros. A Geórgia acusa a Rússia de usar dois pesos e duas medidas ao sufocar sua própria rebelião separatista na Chechênia e, no entanto, encorajar separatistas na Geórgia. A Rússia ficou mais envolvida na região desde que a Geórgia manifestou interesse em entrar na Otan, uma idéia à qual a Rússia se opõe veementemente.

O QUE ESTÁ EM JOGO

O conflito pode se ampliar envolvendo os Estados Unidos, a Europa e outras ex-repúblicas soviéticas. A raiz do problema é que a comunidade internacional não consegue chegar a um acordo sobre regras para a independência de pequenas regiões. A Rússia havia declarado que conceder a independência a Kosovo seria abrir um precedente perigoso. Moscou agora parece decidido a provar que estava com a razão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu