Brasil

Piada macabra - E os traficantes, acreditem!, exigem "compromisso social" de candidatos

Por Italno Nogueira, na Folha:
A contratação de moradores para atuar na campanha eleitoral ou a oferta de serviços sociais em favelas é estratégia usada para assegurar o acesso de candidatos com segurança a favelas do Rio. Lideranças comunitárias afirmam que, sem essa contrapartida, os traficantes vetam a presença de candidatos em área em que controlam a venda de drogas.
Segundo o presidente da Federação de Favelas do Rio, Rossino Castro Diniz, os presidentes de associações de moradores apresentam aos candidatos uma "listagem de demandas". Ele afirma que o montante "investido" pode chegar a R$ 35 mil em uma comunidade.
"As favelas agora acharam por bem expulsar esses políticos [que só vão às favelas] de quatro em quatro anos para tirar os votos. Os políticos não têm compromisso com a comunidade. A comunidade agora mudou, acordou", disse Diniz."
Em certas comunidades, que não têm candidato próprio, para entrar tem uma listagem de demandas que o político tem que se comprometer. Coisas que já deveriam ser feitas pelo Estado. Se chegou nesse ponto, o Estado é que é o culpado", acrescentou.
A principal reivindicação dos presidentes de associação é a contratação de equipes de campanha nas comunidades. Também podem ser prestados serviços sociais antes das eleições. Conforme Diniz, as entidades não garantem votos para o candidato, só "espaço para fazer a campanha". Ele afirma que desde junho as negociações estão sendo feitas entre candidatos e presidentes de associação. (Do Blog de Reinaldo Azevedo)
Assinante lê mais
aqui

Nota do Editor - O fenômeno não é exclusivo do Rio de Janeiro. Traficantes de um bairro conhecido de uma bela cidade do litoral de São Paulo também agem em benefício da comunidade. Bem, no caso não é fácil distinguir o que é propriamente benefício. Vai embarcada uma gigantesca dose de malefício, tudo depende do referencial. Explico melhor, os traficantes querem faturar, são comerciantes. E querem segurança. Caso a violência aumente, a polícia aumentará as diligências e como à noite todos os gatos são pardos, o tráfico acabará prejudicado. Dessa forma roubos a turistas e outros pequenos delitos são proibidos. E não acontecem, pois a lei do tráfico é severa, transgressores são punidos com a morte. É assim que a coisa funciona, não há vácuo na natureza, onde o Estado não se faz presente alguém assume o papel de Estado. (Sidney Borges)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu