Região

Ilhabela tem o melhor Índice de Desenvolvimento Municipal do Litoral Norte

Ilhabela - Ilhabela tem o melhor Índice de Desenvolvimento Municipal do Litoral Norte, foi o que revelou pesquisa realizada pela Federação das Industrias do Rio de Janeiro, que aponta o IFDM (Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal) 2005 de todas as cidades brasileiras.
O IFDM considera, com igual ponderação, as três principais áreas de desenvolvimento humano, a saber, Emprego e Renda, Educação e Saúde. A leitura dos resultados – por áreas de desenvolvimento ou do índice final – é bastante simples, variando entre 0 e 1, sendo quanto mais próximo de 1, maior o nível de desenvolvimento da localidade.
Ilhabela obteve o melhor resultado do Litoral Norte, ocupando a 76ª posição nacional e a 68ª no Estado, com o IFDM de 0,8486. São Sebastião ocupa a 211ª posição nacional e 145ª do Estado, com o IFDM 0,8032. Ubatuba vem em seguida em 517ª (nacional) e 300ª (Estado), com IFDM 0,7493. E por fim, Caraguatatuba na 869ª colocação nacional e 436ª do Estado, com IFDM 0,7162. Nas avaliações individuais das áreas analisadas, Ilhabela, apresentou resultados expressivos. Alcançou o melhor índice de Educação do Litoral (0,9256), seguido por Caraguatatuba (0,8401); Ubatuba (0,8320) e São Sebastião (0,8272).
Na área da Saúde, o município também lidera, obtendo o índice de 0,8962; na frente de Caraguatatuba (0,8812); São Sebastião (0,8330) e Ubatuba (0,7931). Já no quesito Emprego e Renda, o arquipélago ocupa o segundo lugar do Litoral, com 0,7239; atrás de São Sebastião, que levou a melhor, com 0,7495); Caraguatatuba ficou em terceiro com 0,6632 e Ubatuba em quarto com 0,6227.
O indicador IFDM - Emprego e Renda acompanha a movimentação e as características do mercado formal de trabalho, cujos dados são disponibilizados pelo Ministério do Trabalho. As variáveis acompanhadas por este indicador são: Taxa de Geração de Emprego formal sobre o Estoque de Empregados e sua Média trienal; Saldo Anual Absoluto de Geração de Empregos; Taxa Real de Crescimento do Salário Médio Mensal e sua Média Trienal; e, Valor Corrente do Salário Médio Mensal.
O indicador IFDM - Educação capta tanto a oferta quanto a qualidade da educação do ensino fundamental e pré-escola, conforme competência constitucional dos municípios. As variáveis acompanhadas por este indicador são: Taxa de Atendimento no Ensino Infantil; Taxa de Distorção Idade-série; Percentual de Docentes com Curso Superior; Número Médio Diário de Horas-Aula; Taxa de Abandono Escolar; e, Resultado Médio no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.
Por sua vez, o indicador IFDM - Saúde visa avaliar a qualidade do Sistema de Saúde Municipal referente à Atenção Básica. As variáveis acompanhadas por este indicador são:
Quantidade de Consultas Pré-Natal; Taxa de Óbitos Mal-Definidos; e,Taxa de Óbitos Infantis por Causas Evitáveis.
Podemos apontar várias ações que levaram o município de Ilhabela ao expressivo resultado do IFDM, tais como, o melhor IDEB do Litoral Norte e Vale do Paraíba na área da educação; um dos menores índices de mortalidade infantil do Estado, na área da Saúde e cursos de capacitação e qualificação de mão de obra, e, a implantação do receptivo de navios de cruzeiros que aquecem a economia local, na área de geração de emprego e renda.
O Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM) surgiu em resposta à ação 97 do Mapa de Desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro, que propôs a criação de um índice para acompanhar de forma permanente o desenvolvimento humano, econômico e social no interior do estado. Pela inexistência de índices anuais e municipais, foi desenvolvida uma metodologia criando o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal-IFDM, fruto de longa pesquisa do corpo técnico do Sistema Firjan e de consultas a especialistas externos e a diversos órgãos de gestão pública.
O pioneirismo deste trabalho consiste na periodicidade anual, recorte municipal e abrangência nacional do índice. A metodologia desenvolvida permitiu, assim, a geração de índices para todos os municípios, bem como para todos os estados.
O IFDM distingue-se por ter periodicidade anual, recorte municipal e abrangência nacional. O IFDM possibilita o acompanhamento do desenvolvimento humano, econômico e social dos municípios, apresentando uma série anual, de cálculo simplificado e com base em dados oficiais.
Uma das vantagens do IFDM é que permite ainda orientar ações públicas e acompanhar seus impactos sobre o desenvolvimento dos municípios – não obstante a possibilidade de agregação por Estados.
Em 2005, a média brasileira do IFDM totalizou 0,7129 pontos, tendo o valor mais elevado sido atingido em Idaiatuba em São Paulo com 0,9368 pontos e o menor, em Santa Brígida na Bahia com 0,2933 pontos. De acordo com os dados, apenas duas capitais (Curitiba e Vitória) configuravam entre os 100 primeiros colocados, dos quais 82 municípios possuíam menos de 300 mil habitantes e exatamente a metade menos de 100 mil habitantes. Considerando este grupo dos 100 primeiros colocados, 87 municípios estão no Estado de São Paulo. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Comentários

Anônimo disse…
Ano passado sao sebastiao e caragua foram apontadas na lista das mais violentas do estado.Nesse ano a situação se inverteu e estão entre as menos violentas.Devemos olhar para esses numeros sempre "acreditando mas desconfiando".

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu