Ubatuba em foco

Livro do Tombo

Charles Medeiros
Ubatuba faz parte de um seleto grupo de Municípios participes da história deste imenso País. Nas terras de Coaquira saiu o primeiro Tratado de Paz das Américas, sem contar da Confederação dos Tamoios comandada por Cunhambebe. Nestes séculos de existência e conflitos, “nossa terra”, rica em belezas naturais, agregou história, construiu cultura, produziu artesanato, folclore e gastronomia própria. Nesta construção tivemos os “visitantes” Hans Staden, Anchieta e Nóbrega, e os locais Thomaz Galhardo, Gastão Madeira entre outros.
Com a preocupação de valorizar esse rico patrimônio histórico e cultural, elaborei em 2003 um projeto de lei (Lei nº 2446/03) que institui o Livro do Tombo em Ubatuba, isto é, um inventário de nossos bens materiais e imateriais, realizados em parcerias com órgãos federais, estaduais e municipais, podendo haver o apoio direto da iniciativa privada. Por ser uma cidade com características turísticas, percebi que não só as paisagens deveriam fazer parte de nosso patrimônio, mas também as formas de expressão, os modos de criar, fazer e viver, as criações artísticas, as obras, objetos, os documentos. Somos um dos poucos municípios que possuem ossadas de baleias enterradas, sua exposição certamente será um grande atrativo turístico, alias mais um.
Como o reconhecimento não estava sendo respeitado, com a Lei, proporcionei um dos instrumentos que pode ser utilizada para acautelar e proteger os bens representativos de nosso município, que são marcas de diferentes épocas de nossa história e que dizem respeito a nossa identidade.
Vejo pequenos municípios investirem maciçamente em turismo, pois a catalogação de seus bens ligados ao patrimônio histórico e cultural trouxe novos dividendos e investimentos para o Setor, tornaram-se pequenas potencias gerando emprego e renda á comunidade. Se unirmos as boas idéias á ações concretas e planejadas, Ubatuba tornar se há o tão sonhado Paraíso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu