Manchetes do dia

Sexta-feira, 07 / 09 / 2007

Folha de São Paulo
"Planalto trabalha para salvar Renan"
O governo age nos bastidores para evitar a cassação do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), informa Kennedy Alencar. O ministro Walfrido dos Mares Guia, a líder do PT no Senado, Ideli Salvatti (SC), e o líder do governo na Casa, Romero Jucá (PMDB-RR), têm procurado aliados para dizer que a cassação não interessa ao governo.


O Globo
"Nova renúncia na Anac deixa o setor aéreo sem comando"
Desde ontem, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), órgão responsável por regular o setor aéreo e adotar medidas para evitar o apagão, está impedida de tomar decisões. O ex-deputado Leur Lomanto renunciou ao cargo de diretor de Infra-Estrutura Aeroportuária. Como outros dois diretores - Denise Abreu e Jorge Velozo - já tinham se demitido em decorrência da crise aérea, a diretoria da Anac está agora sem o quórum mínimo de três membros exigido para as deliberações. Restaram apenas o presidente Milton Zuanazzi e o diretor de Pesquisas, Josef Barat. O ministro Nelson Jobim (Defesa) disse que a Anac só não deixará de executar as tarefas cotidianas. O governo decidiu que os vôos para Congonhas estarão limitados a um raio de mil quilômetros em linha reta, mas cedeu à pressão das companhias e abriu uma brecha para que seja descumprida a decisão de só permitir vôos ponto a ponto para o aeroporto.


O Estado de São Paulo
"Inflação oficial dobra com alta de alimentos"
A alta no preço dos alimentos fez a inflação oficial dobrar em agosto. Medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a taxa ficou em 0,47%, ante 0,24% em julho. Na maior elevação mensal desde março de 2003, o custo da alimentação subiu 1,39%, afetando especialmente as famílias de baixa renda. Os produtos cujos preços mais subiram foram o leite e seus derivados, com variação de 5,77%, em movimento provocado por pressão do mercado internacional. A coordenadora de índices de preços do IBGE, Eulina Nunes dos Santos, avalia que o cenário deva se manter nos próximos meses. Estudo da ONU divulgado ontem indica que o valor dos alimentos subiu quase 50% entre 2002 e 2006. As conseqüências são percebidas em todas as partes do mundo. Países europeus estudam a adoção de barreiras à exportação de alimentos, com o objetivo de fazer os preços internos caírem. "Os efeitos podem ser dramáticos para os países em desenvolvimento que precisam importar alimentos", registra o texto.


Jornal do Brasil
"Lula elogia o imposto e descarta inflação"
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez ontem a defesa da política tributária de seu governo, definindo a questionada CPMF como "um imposto justo e fiscalizador". Alertou que, sem a receita do tributo, terá de cortar R$ 40 bilhões de recursos para diferentes áreas. O Brasil, na sua opinião, arrecada mais este ano, sem elevar a carga tributária, contrariando seus críticos. Ao avaliar positivamente o corte de 0.25 ponto percentual da taxa básica de juros pelo Banco Central, Lula advertiu que o governo não abre mão do controle da inflação. E aconselhou aqueles que apostam em sua volta a que "tirem o cavalo da chuva". A inflação oficial de agosto foi de 0,47%, quase 10 vezes maior do que o resultado do mesmo mês do ano passado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu