Ubatuba em foco

Mesmice...????? Patinando...?????

Prezado Sidney,

Em relação a seu artigo
cujo título copiei nestas linhas que lhe escrevo, você fez algumas colocações que em respeito às pessoas presentes na ocasião, eu gostaria de comentar.
Em primeiro lugar, tenho que discordar do título e do sentido dado por você ao artigo.

O que estava acontecendo aqui naquele famigerado dia não era absolutamente mesmice ou patinação. Exatamente ao contrário, se discutia de forma inédita nesta cidade, uma composição de forças políticas em um projeto de governabilidade para o município.
Se alguns atores ali presentes já têm uma história política na cidade, gostemos ou não isto lhes dá legitimidade para tentarem fazer propostas novas.
Dentre estas pessoas, estavam (exceto o atual prefeito Eduardo César) os 3 candidatos a prefeito mais votados na última eleição e que juntos somaram 25.141 (63,22%) votos (Paulo Ramos, Pedro Tuzino e Rogério Frediani). Estavam também, 3 dos vereadores mais questionadores e combativos da atual Câmara Municipal que são os Srs Charles Medeiros, Jairo dos Santos e Edílson Félix. Ainda tínhamos aqui presidentes e representantes de diversos partidos políticos, incluindo os historicamente antagônicos PSDB e PT. Podemos citar ainda que dentre os presentes havia um ex-prefeito, 1 ex-vice-prefeito e 4 ex-presidentes da Câmara Municipal. Ausente na reunião estava o Sr Sergio Carybé que havia textualmente declarado ao presidente do PSDB sua desistência da candidatura.
A proposta inovadora, ao contrário do que dá a entender seu artigo era de governabilidade e união de forças para uma melhor gestão do município.
Eu pessoalmente acredito que governos de coalizão costumam ter mais equilíbrio, maturidade e resultados do que os de costume. Gosto do dito popular que proclama que várias cabeças (que conhecem muito bem a cidade) costumam pensar melhor que uma.
Ao meu ver, nem sempre o novo é melhor só por ser novo.
Ao nos depararmos com "novidades" temos que questionar qual a capacidade real destas pessoas levarem a cabo uma gestão. Qual sua formação técnica? Qual sua experiência em gestão pública? Qual sua experiência política? Qual sua capacidade de honrar compromissos levando-os até o fim????? Qual seu conhecimento da cidade? Qual sua capacidade e experiência de gerenciar equipes? Quais suas propostas afinal???
Será que uma pessoa pode ser bom candidato somente por ter dinheiro ou supostas boas intenções???? Será que distribuir dinheiro e favores à população em manobras populistas e eleitoreiras fazem de qualquer novidade um bom candidato????
Infelizmente a história política nos mostra que em Ubatuba, ao trocarmos a gestão municipal pelo novo, geralmente nos damos muito mal, não é mesmo? Ao simplesmente trocarmos pelo novo, corremos então sim o risco de trocar 6 por 3 e depois 3 por 1,5 e patinarmos cada vez mais até que o gelo derreta... e finalmente mudemos Ubatuba (de lugar)...
Um grande abraço,


Hugo Gallo Neto
hugo@aquariodeubatuba.com.br

Nota do editor - Para responder às considerações do Senhor Hugo Gallo, vou repetir o texto publicado acima intercalando minhas observações. (Sidney Borges)

MESMICE...???? PATINANDO...?????

Prezado Sidney,
Em relação a seu artigo cujo título copiei nestas linhas que lhe escrevo, você fez algumas colocações que em respeito `as pessoas presentes na ocasião, eu gostaria de comentar.
Em primeiro lugar, tenho que discordar do título e do sentido dado por você ao artigo.


Discordar é um direito democrático.

O que estava acontecendo aqui naquele famigerado dia não era absolutamente mesmice ou patinação. Exatamente ao contrário, se discutia de forma inédita nesta cidade, uma composição de forças políticas em um projeto de governabilidade para o município.

A forma está há anos-luz de ser inédita. “Ubatuba Sim”. Você está lembrado? Ubatuba não tem boas recordações.

Se alguns atores ali presentes já tem uma história política na cidade, gostemos ou não isto lhes dá legitimidade para tentarem fazer propostas novas.

A minha opinião é diferente. Certos atores políticos ali presentes deveriam estar aposentados. Ubatuba agradeceria.

Dentre estas pessoas, estavam (exceto o atual prefeito Eduardo César) os 3 candidatos a prefeito mais votados na última eleição e que juntos somaram 25.141 ( 63,22%) votos (Paulo Ramos, Pedro Tuzino e Rogério Frediani). Estavam também, 3 dos vereadores mais questionadores e combativos da atual Câmara Municipal que são os Srs Charles Medeiros, Jairo dos Santos e Edilson Félix. Ainda tínhamos aqui presidentes e representantes de diversos partidos políticos, incluindo os históricamente antagônicos PSDB e PT . Podemos citar ainda que dentre os presentes havia um ex-prefeito, 1 ex-vice-prefeito e 4 ex-presidentes da Câmara Municipal. Ausente na reunião estava o Sr Sergio Carybé que havia textualmente declarado ao presidente do PSDB sua desistência da candidatura.

A soma do número de votos de candidatos derrotados não constitui base para se fazer projeções. Cada eleição é um caso, o que passou, passou. Esse raciocínio não tem fundamentação científica. O que você pode ter plena certeza é que as rejeições tendem a se somar, as adesões não. E convenhamos, rejeição é o que não falta na foto.

A proposta inovadora, ao contrário do que dá a entender seu artigo era de governabilidade e união de forças para uma melhor gestão do município.

Proposta inovadora? Onde? Qual proposta? O que eu vi na foto foi um grupo heterogêneo, com pessoas conhecidas pelo temperamento forte querendo o poder. Ainda não vi propostas. Quando existirem eu publicarei para que a população julgue. Desde que me sejam enviadas.

Eu pessoalmente acredito que governos de coalizão costumam ter mais equilíbrio , maturidade e resultados do que os de costume. Gosto do dito popular que proclama que várias cabeças (que conhecem muito bem a cidade) costumam pensar melhor que uma.

O governo Lula é um governo de coalizão. Você gosta?

Ao meu ver, nem sempre o novo é melhor só por ser novo.

Isso é verdade, concordo em gênero número e grau, senão só me restaria o suicídio. Há muito tempo deixei de ser novo.

Ao nos depararmos com “novidades” temos que questionar qual a capacidade real destas pessoas levarem a cabo uma gestão. Qual sua formação técnica? Qual sua experiência em gestão pública? Qual sua experiência política? Qual sua capacidade de honrar compromissos levando-os até o fim????? Qual seu conhecimento da cidade? Qual sua capacidade e experiência de gerenciar equipes? Quais suas propostas afinal??
Será que uma pessoa pode ser bom candidato sómente por ter dinheiro ou supostas boas intenções???? Será que distribuir dinheiro e favores à população em manobras populistas e eleitoreiras fazem de qualquer novidade um bom candidato???? Infelizmente a história política nos mostra que em Ubatuba, ao trocarmos a gestão municipal pelo novo, geralmente nos damos muito mal, não é mesmo? Ao simplesmente trocarmos pelo novo, corremos então sim o risco de trocar 6 por 3 e depois 3 por 1,5 e patinarmos cada vez mais até que o gelo derreta...e finalmente mudemos Ubatuba (de lugar)...


O candidato ideal não precisa ser um expert em nada, mas também não pode ser ignorante, tem de ser suficientemente esclarecido para não comprar gato por lebre e tem também que almejar horizontes maiores. E ser honesto. Enfim não é fácil encontrar um candidato assim, por isso ele é ideal. Mas como ainda falta muito tempo para a eleição, quem sabe apareça alguém que se aproxime desse perfil. Ou quem sabe algum dos presentes na foto surpreenda e mostre que sob o disfarce de patinho feio há um garboso cisne disposto a resgatar a mocinha dos braços do dragão. Estou indo longe demais. Um grande abraço, esse debate certamente vai contribuir para o fortalecimento da cultura política da cidade.

Outro grande abraço,

Sidney Borges

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu