Tríduo momesco

Baile Popular de Carnaval

“Ô abre alas que eu quero passar”
(Chiquinha Gonzaga)

Pedro Paulo Teixeira Pinto
Em si, o Carnaval é uma festa importante. Mexe com a alegria e a tristeza das pessoas; a história, o lúdico, a criatividade, leva à descontração. Em tempos de violência, desencantos com uma realidade que se faz perversa e que muitas vezes supera nosso limite de tolerância, o Carnaval nos desarma a nosso favor.
Falo da sua manifestação espontânea, sadia. Falo do que está nas marchinhas de outrora (de agora), que sempre quando tocam tiram as pessoas do lugar conferindo a elas movimentos dançantes reconstituindo sorrisos e risos, coletiva e solidariamente.
O Festival de Marchinhas Carnavalescas de Ubatuba, promovido pela Fundart, Prefeitura e Comtur tem como foco resgatar esses valores, trazendo a comunidade a se expressar com seu lirismo natural em canto geral. “É preciso cantar e alegrar a cidade/ Porque são tantas coisas azuis/ há tão grandes promessas de luz/ Tanto amor para dar/ E que a gente nem sabe” - Vinicius de Moraes em Marcha da Quarta-Feira de Cinzas.
Foram muitas revelações mostrando formas e estilos diferentes. A “Lira Padre. Anchieta” com sua formação “Retreta Maestro Pedrinho”, grande destaque do último Carnaval, tocando com pureza sonora autêntica, compositores que desta vez cantaram em praça pública, blocos de enredo etc...
Este ano trouxemos para a abertura a Banda Confrete, de S. Luiz do Paraitinga, que puxa o famoso bloco do “Juca Teles do Sertão das Cotias”, abrindo nossa trilha cultural com a vizinha cidade, e também um dos ideólogos do Carnaval de S. Luiz, o grande Benito, poeta, artista plástico, pensador e tantas outras coisas boas.
Também investimos no Baile do Povo, da Praça da Matriz, que tem como tempero as belas marchinhas, sambas e marchas-rancho dos bons carnavais de sempre, reunindo a população local e turistas em ambiente familiar. A festa contou em sua decoração, com quarenta réplicas coloridas dos janelões do nosso imponente Sobradão do Porto. Foi bonita a festa, e todos fizeram por merecer.
Realização: FUNDART e Prefeitura Municipal de Ubatuba

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu