Repensando os "Tabajaras"

Reformas no PT

Vera Rosa em O Estado de S. Paulo
"As sucessivas trapalhadas e o inventário de escândalos envolvendo petistas da máquina partidária levaram o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a um ataque de nervos.
Em conversas mantidas com coordenadores de sua campanha, na semana passada, Lula avisou que no início de 2007 a cúpula do PT terá de sofrer uma reforma radical. Mais: pediu aos auxiliares que 'se mexam' para antecipar o terceiro congresso do partido, inicialmente previsto para o segundo semestre.
'O PT precisa passar por um profundo processo de transformação', disse o presidente a governadores eleitos da sigla. Lula prega a 'revisão dos 27 anos', idade que o partido completará em 10 de fevereiro. 'Só não falo que é choque de gestão porque detesto essa palavra', emendou, irritado, numa referência à expressão usada com freqüência pelo adversário do PSDB, Geraldo Alckmin. 'Mas vocês precisam ajudar: não dá mais para ficar assim.'
Adiado inúmeras vezes para não atrapalhar o governo com disputas internas, o congresso do PT é agora aguardado com ansiedade pelo Planalto, pois tem poderes para mudar a direção do partido, eleita em setembro. Lula diz estar certo de que conquistará o segundo mandato no próximo dia 29 e necessita recompor o PT para governar.
'Mas ou se salva o Lula ou se salva o PT: os dois não se salvam na sua forma original', previu o deputado Paulo Delgado (PT-MG), um dos acadêmicos da legenda, que não foi reeleito. A conclusão de Delgado passa por um diagnóstico desolador: para ele, criador e criatura não conviverão sem traumas enquanto Lula for presidente.
'O PT doutrinário teve de se adaptar ao governo pragmático e isso violou a sua natureza. Hoje, o PT é um self-service, onde cada um se alimenta de conveniências. Nós, dos chamados mandatos de opinião, fomos ficando ridículos nesse PT pragmático', lamentou Delgado.
Para o ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, o colega mineiro está muito pessimista. 'Os partidos que expõem suas crises se salvam. Os que a escondem vão para a sarjeta da história', teorizou. Até agora, porém, o acerto de contas no PT não está completo."

Assinante do Estadão leia mais aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu