Notícias da Unitau

Região terá encontro histórico para definir a cobrança da água na bacia do Paraíba

O Comitê das Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul (CBH-PS) promove nesta quarta-feira, dia 18, em Guaratinguetá, uma reunião plenária para definir a metodologia, critérios e valores para implantação da cobrança pelo uso das águas da bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul, de responsabilidade estadual.
O geólogo Edílson de Paula Andrade, secretário-executivo do CBH-PS, considera o encontro histórico para a região pela importância que os recursos hídricos têm na manutenção da vida terrestre e para o Vale do Paraíba, região que depende das águas do Paraíba do Sul e de seus afluentes. Ele explica que para atingir esta fase, o comitê realizou 12 encontros com diversos setores da sociedade, como os de saneamento, indústrias, produtores rurais, além de ministrar palestras em escolas e entidades para esclarecimento do assunto.
Os eventos contaram também com a participação de representantes do Ceivap, Agência Nacional de Águas e do Conselho Estadual de Recursos Hídricos. “Esta etapa é o coroamento de todo trabalho realizado durante este processo. É onde os membros do comitê terão a liberdade de discutir e aprovar as medidas propostas” enfatiza Andrade.
Se aprovado no plenário do CBH-PS, o próximo passo será o encaminhamento do relatório para o CRH - Conselho Estadual de Recursos Hídricos - que avaliará as propostas apresentadas. De acordo com Andrade, após passar pelo CRH, o documento será enviado ao governador paulista. A previsão é de que a partir de 1º de janeiro comece a cobrança dos valores estipulados para a área da bacia.
O encontro desta quarta-feira, dia 18, será em Guaratinguetá às 13h30, na Faculdade Nogueira da Gama (OGE – Organização Guará de Ensino). O estabelecimento de ensino está localizado na Avenida Pedro de Toledo, nº 195, Vila Paraíba.
Mais detalhes sobre o evento podem ser obtidos com Edílson no CBH-PS pelos telefones (12) 3632-0100 e 3632-9133, ramal 8262. Para mais informações sobre o comitê, acesse
www.comiteps.sp.gov.br .

ACI – Agência de Comunicação Integrada / UNITAU / CBH-PS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu