Opinião

Abusando de nossa paciência

Corsino Aliste Mezquita
Lendo as “NOTIFICAÇÕES”, emitidas pelo Sr. Marcelo Santos Mourão, Secretário de Assuntos Jurídicos da Prefeitura M. E. B. de Ubatuba, entregues por funcionários da Prefeitura, aos SENHORES: Vereador
JAIRO DOS SANTOS e Eng. LUIZ ROBERTO DE MOURA, desfilaram, por minha mente, as famosas CATILINÁRIAS de Marco Túlio Cícero e aquele retumbante: “ATÉ QUANDO, O CATILINA!, ABUSARÁS DE NOSSA PACIÊNCIA?”.

Lia, dias passados, que: “quando se passa dos sessenta, são poucas as coisas que nos parecem absurdas”. No caso da Ubatuba atual, o assombro, está atingindo todas as idades. O Sr. Secretário de Assuntos Jurídicos, da Prefeitura Municipal de Ubatuba, está abusando de nossa paciência (da de alguns especialmente), desrespeitando direitos sagrados garantidos pela Constituição da República, agredindo o livre exercício da cidadania, a honra das pessoas e o sagrado direito humano de não ser incomodado por quem não tem autoridade para fazê-lo.

Não conhecerá, o Sr. Secretário de Assuntos Jurídicos, os abusos e supostas ilegalidades que estão sendo praticadas com os veículos da Prefeitura e, de modo singular, com os da Secretária Municipal de Educação, do PSF e outros? Caso não conheça, não tenha observado, não se tenha ligado, deveria, antes de incomodar cidadãos para provarem o que toda a cidade conhece, registra, anota e comenta, informar-se do que estava ocorrendo. Tendo conhecimento, a ele, poderíamos recomendar a expressão poética de Antonio Machado:


Perguntando o que já sabe,
Seu tempo não haverá de perder.
E a pergunta, sem resposta,
Quem poderá responder?

Neste momento cabe lembrar a todos que tem o dever de ofício de garantir a segurança física, psíquica e moral, promover a justiça e o livre exercício da cidadania, em sua plenitude, o artigo dezenove da Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU:

Artigo Dezenove: “Todo indivíduo tem direito à liberdade de opinião e de expressão, o que implica no direito de não ser inquietado por suas opiniões e no de procurar, receber e difundir, sem considerações de fronteiras, as informações e idéias por qualquer modo de expressão”.

Impressionado com acontecimentos que se repetem, em nossa sociedade do século XXI, concluo com uma frase que faz pensar: “Um psicopata como mostra a ‘SUPERINTERESSANTE’ deste mês, é capaz de destruir a vida de várias pessoas, inclusive crianças, sem derramar uma gota de remorso”. (Luis Fernando Vianna, “O homem e a fera”, Folha A2, de 11-07-06).

Nota: Agradeço o apoio do Eng. Pedro Tuzino e de todos que se tem manifestado através de e-mails, telefone e pessoalmente. É confortante saber que não estamos só.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu