Notícias da Prefeitura

Reativação de programa leva saúde bucal aos bairros de Ubatuba

A idéia da retomada desse trabalho, desativado desde 1997, partiu da equipe de saúde bucal da Prefeitura, tendo o apoio da Associação dos Cirurgiões Dentistas de Ubatuba e se fortaleceu com a chegada da Unidade Móvel de Saúde Bucal

A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está reativando o Atendimento Programado de Assistência Odontológica nos Bairros (Apaob) em Ubatuba. A Vila de Picinguaba será o primeiro local onde será realizada a ação, no dia 20 de setembro, a partir das 7 horas. Cerca de 20 profissionais da área de saúde bucal, entre funcionários da prefeitura e voluntários, estarão presentes. Toda a comunidade da região poderá ser atendida nesse dia, desde crianças até idosos. Além da consulta odontológica, os profissionais prestarão informações sobre doenças bucais e prevenção.
Depois de Picinguaba, a proposta da equipe de saúde bucal, que tem o Superintendente da Atenção Básica, Érico Vasconcelos na organização de suas ações, é estender as atividades da Apaob por todo o município, realizando-as a cada 15 dias nas regiões norte, sul e centro-sul, com retornos semanais para o acompanhamento dos pós-operatórios. A próxima Apaob está prevista para acontecer na primeira semana do mês de outubro no bairro do Araribá.
A idéia da retomada desse trabalho, que estava desativado desde 1997, partiu da equipe de saúde bucal que atua na rede municipal de Ubatuba, tendo o apoio da Associação dos Cirurgiões-Dentistas de Ubatuba (ACDU) e se fortaleceu com a chegada da Unidade Móvel de Saúde Bucal. O trabalho consiste em facilitar o acesso das populações que residem em localidades mais distantes às ações de saúde bucal, que abrangem educação, prevenção e assistência.
Érico Vasconcelos afirma que o principal objetivo do projeto é amenizar a demanda reprimida existente, que possui necessidades acumuladas de tratamento odontológico. "Eu não vejo outra maneira das ações de saúde bucal acontecerem de maneira eficiente. O Apaob é um formato de atendimento que corresponde às expectativas da população. A chegada da Unidade Móvel representa grande avanço para o município nesse sentido. Finalmente, poderemos propiciar atendimento às populações mais carentes e distantes do município".
Para o prefeito Eduardo Cesar, a Saúde Bucal é uma necessidade que merece atenção no município. Ele ressalta que essa questão foi citada pela população em todas as conferências de saúde acontecidas neste ano. "A saúde do ser humano começa pela boca, pela alimentação, pela fala e pelo sorriso. Proporcionar atendimento odontológico à população também é oferecer respeito e dignidade ao cidadão." PMU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu