Trânsito

Prefeitura conscientiza ciclistas que andam na contramão

Cristiane Zarpelão
A Prefeitura de Ubatuba implantou as ciclofaixas na cidade com o intuito de oferecer condições de segurança e circulação aos ciclistas e pedestres.
Desde o dia 7 de março as ruas Thomas Galhardo e Conceição contam com as ciclofaixas e, desde então, a Prefeitura tem realizado inúmeros trabalhos para a conscientização dos ciclistas, com o objetivo de que respeitem as ciclofaixas e assim não andem na contramão ou fora do espaço reservado a eles.

Segundo Ronaldo Lopes, coordenador do Departamento de Trânsito da Prefeitura, a intenção é conscientizar de fato os ciclistas. “Não queremos de jeito nenhum prejudicá-los, apenas queremos sensibilizá-los, pois todo esse trabalho realizado foi feito também em beneficio deles para evitar acidentes. Não queremos ser obrigados a ter que tomar medidas de repreensão, como punição, apreensão das bicicletas ou multa”, apontou Lopes.
Lopes disse ainda que seu departamento fez uma consulta com o jurídico e que estão vendo as possibilidades de quais medidas devem ser tomadas caso esse descumprimento continue ocorrendo. “Percebemos que houve uma queda muito grande com acidentes envolvendo bicicletas e que a maioria está respeitando. Percebemos também, que os próprios ciclistas estão sendo multiplicadores desta causa chamando a atenção daqueles que estão errados”.
“Agora, se alguns ciclistas continuarem insistindo em andar na contramão, seremos obrigados a aplicar uma punição sim”, concluiu Lopes.
A reportagem abordou um ciclista que estava na contramão e questionou porque que ele estava desrespeitando as normas: “Esse caminho é mais fácil e olha que eu não sou o único errado não. Só hoje que andei na contramão”, afirmou.
“Agora se multarem todos que estiverem errados, acho que aí, ninguém desrespeita mais”, acrescentou, sem dizer seu nome.
A Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria de Saúde, realizou uma pesquisa junto ao sistema de informações da Santa Casa que apontou a diminuição de 40% no número de acidentes envolvendo bicicletas na região centro oeste do município desde a implantação das ciclofaixas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu