Opinião

Um novo mantra para o prefeito de Ubatuba

Luiz Moura
Na manhã de terça-feira escutei através da rádio Costa Azul um discurso do prefeito de Ubatuba e parte de uma entrevista dada pelo secretário municipal de Administração, sobre a homenagem organizada pela prefeitura para as mulheres que trabalham na limpeza da cidade. O evento aconteceu no Dia das Mães, domingo (14).
Justíssima homenagem às escolhidas para representar as mães de Ubatuba. Quem tem o hábito de caminhar, nas manhãs, pela região central, pode acompanhar o trabalho desempenhado por estas batalhadoras, responsáveis pela varrição que complementa a coleta do lixo, na manutenção da limpeza urbana.
Quanto aos discurso e entrevista tenho dois comentários a tecer.
Primeiro, a administração municipal, quando utilizar dinheiro público para prestar homenagens, fazer favores, distribuir benefícios etc., se legal, deve fazê-lo em nome dos munícipes que representa (e que são a fonte monetária da Prefeitura). De outra maneira é malversação, pois visa benefício pessoal.
Segundo, quem escutou o mantra proferido pelo prefeito, ficou na dúvida sobre para quem aquela repetição sistemática era dirigida. "Equipe, equipe, equipe, minha equipe..." Estaria ele tentando se convencer do que dizia?
Todos podem observar que a administração municipal possui muitas equipes estanques (e competentes), dentro das secretarias que a compõe, desenvolvendo trabalhos planejados pelos governos estadual e federal que para isso repassam verbas ao município. Infelizmente, dentre outras carências, é sentida a falta de poder de aglutinação na formação de uma equipe municipal, direcionada no alcance do desenvolvimento tão almejado pelos munícipes. Tudo porque, sem um plano de governo não há base para se fazer um planejamento e sem planejamento ouso perguntar: "Para que equipe?"
Para compensar o primeiro ano de seu mandato (2005) no qual concluiu o curso de Direito, em Caraguatatuba, o prefeito Eduardo César (?) deveria mudar e entoar o mantra: "Trabalhar, trabalhar, trabalhar, para repor..." Tudo isso, naturalmente, após elaborar um plano de governo e fazer o planejamento necessário para alcançar as metas ali propostas.
Ah, o documento utilizado na campanha de 2004, intitulado: "Diretrizes do Programa de Governo - Resgate Ubatuba", não deve ser esquecido!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu