Ubatuba em foco

Construções novas
Educação 2001 – 2004

Corsino Aliste Mezquita
Neste item gostaríamos esclarecer que, graças ao bom relacionamento entre a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado, conseguimos algumas facilidades para o município que os nossos vizinhos, do Litoral Norte, já tinham conseguido nos quatro anos anteriores. Foi assim com a cobertura de Quadras Esportivas, nas escolas estaduais, reforma de algumas escolas, ampliação de outras e o convênio PAC, para novas escolas, com verba repassada pelo Estado e complementada pela Prefeitura com a participação desta com terreno, elaboração dos projetos e contratação, elaboração e execução de obras.
a) Quadras escolares:
Com a solicitação do Sr. Prefeito,...................foram liberadas verbas para as Associações de Pais e Mestres cobrirem as quadras das Escolas Estaduais:
Áurea Moreira Rachou. Sertão da Quina.
Florentina Martins Sanches. Perequê Mirim.
Aurelina Ferreira. Estufa II.
Dionísia Bueno Velloso. Perequê Açu.
Deolindo de Oliveira Santos. Centro.
Suely Ap. Figueira dos Santos. Estufa I. (Esta foi autorizada a verba recentemente e todavia não foi coberta).
b) Reformas de Escolas de Estado:
Ampliação em três salas de aula da EE Áurea Moreira Rachou.
Reforma da EE Suely Ap. Figueira dos Santos. Esta escola também foi ampliada em duas salas de aula com a coordenação direta do Estado.
Reforma da EE. Dr. Esteves da Silva. Centro.
Reforma da EE. Florentina Martins Sanches. Perequê Mirim.
Reforma da EE. Dionísia Bueno Velloso. Perequê Açu.
Reforma e ampliação em duas salas de aula e instalação de rede elétrica na escola indígena Boa Vista.
Ampliação em duas salas de aula da EM Madre Maria da Glória com verba repassada pelo Estado para a APM da escola estadual Dionísia Bueno Velloso.
c) Convênio PAC ou Estado de S. Paulo - Secretaria de Estado da Educação e Prefeitura Municipal de Ubatuba – Secretaria Municipal de Educação.
Este convênio permitiu a construção das seguintes escolas:
EM Sebastiana Luiza de Oliveira Prado. Araribá. Três salas de aula.
EM Nativa Fernandes Faria. Sertão da Quina. Seis salas de aula.
EM. Maria da Cruz Barreto. Perequê Mirim. Oito salas de aula.
EM Semíramis Prado de Oliveira. Saco da Ribeira. Seis salas de aula.
EM Maria Josefina Giglio Silva. Estufa II. Seis salas de aula.
EM José de Souza Simeão. Taquaral – Vila Suré. Quatro salas de aula.
EM do Perequê Açu (Hoje EM Marina Salete Nepomuceno do Amaral). Doze salas de aula.
EM Bela Vista – Marafunda (Hoje EM Silvino Teixeira Leite) Dez salas de aula.
Estão também com verba dotada pelo Estado, projetos elaborados pelos engenheiros da Secretaria Municipal de Educação e aprovados pela FDE e prontos para licitação as escolas:
EM do Ipiranguinha. Já com área desapropriada, murada e urbanizada.( Esta escola foi construída pela atual administração e só inaugurada em 2008 usurpando o nome da anteriormente denominada por lei, Gov. Mário Covas Júnior, à rua dos AÇAIS).
EM do Horto – Figueira. (Hoje Maestro Pedrinho) Também com área desapropriada e liberada para construção.
Contrariamente, ao que alguns tem afirmado, em todas estas obras conveniadas, além do terreno e a urbanização, a participação da Prefeitura acaba sendo de aproximadamente 50% (cinqüenta por cento). O Estado e a FDE costumam orçar apenas o prédio da escola, deixando para a Prefeitura, urbanização, aterro, acabamentos diferenciados, jardinagem e outros detalhes. Na EM do Perequê Açu a verba do Estado financiará apenas 25% (vinte e cinco por cento) da obra, já excluída a área do terreno.
d) Construções com recursos próprios.
A EMEI anexada à EM Nativa Fernandes Faria. Sertão da Quina. Quatro salas de aula.
A Quadra coberta e quatro salas de aula anexadas à EM Maria Josefina Giglio Silva.
A Quadra coberta anexada à EM José de Souza Simeão. Taquaral – Vila Suré.
A EM Gov. Mário Covas Júnior. Ipiranguinha. Oito salas de aula. ( situada na rua dos Açaís).
A EMEI Helena Maria Mendes Alves. Ipiranguinha. Situada à rua da Cascata, n° 1.478.
Com cinco salas de aula.
A EM do Saco da Ribeira – Lázaro. Saco da Ribeira.
A Quadra coberta da EM Altimira Silva Abirached. Itaguá.
Murar, aterrar e acabar em seus últimos detalhes a EM Sr. João Alexandre, na Sesmaria.
e) Outras realizações.
Foi desapropriado o prédio e o terreno da ELEKTRO e para ele elaborado um projeto de uma super creche que já está pronto para licitação.
Na área do Horto – Figueira, além do projeto para a Escola de Ensino Fundamental do Convênio PAC, existe outro projeto de creche aproveitando, o prédio da antiga salga, existente no local.
Na rua Mário Gomes dos Santos (Centro) a Secretaria Municipal de Educação possui terreno que está murado e pronto para a construção de escola.
Frente à EMEI Helena Maria Mendes Alves (rua da Cascata 1.478) a Secretaria possui lote de 360 m² para construção de parque ou ampliação da EMEI.
Encerrando este relatório de obras podemos afirmar que foram construídas, na atual administração (2001 – 2004), 130 (cento e trinta) salas de aula e realizadas ampliações e reformas nunca antes imaginadas. Estamos entregando 05 (cinco) escolas municipais com quadras cobertas e todas com amplos refeitórios e pátios cobertos. As obras e sua qualidade são públicas e podem ser por todos visitadas, fiscalizadas e, quem sabe, admiradas. É de espíritos pobres e sem grandeza negar ou desmerecer aquilo que foi feito com qualidade. Não pensem esses espíritos que as obras da educação estão acabadas e devem parar. A Educação é um processo em desenvolvimento e crescimento em nosso município e terá que ser acompanhado com bastante atenção e cuidado até, como previsto no Plano Decenal Municipal de Educação de Ubatuba, todas as crianças de seis meses a dezesseis anos estarem matriculadas e freqüentando uma escola de qualidade. Não existirá educação de qualidade sem prédios, móveis confortáveis, material escolar, equipamentos pedagógicos e funcionários, professores, e dirigentes dedicados, carinhosos, distribuidores de cuidados e afetos a todos seus alunos. A Secretaria Municipal de Educação, nestes quatro anos, (2001 – 2004), tem trabalhado e envidado esforços para que a Educação Municipal desse um salto de qualidade.
Nota: A posteriori, podemos afirmar que algumas palavras acima foram proféticas.
VIVA UBATUBA! Sem dengue e sem caluniadores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu