A ponderar...



Praça da Matriz

Professor Janos
Por muitos anos esta praça constituiu o cartão postal de nossa cidade, o monumento do terceiro centenário de fundação do município, o cinema, a igreja matriz, a casa de Washington de Oliveira, o coreto com a Lira Padre Anchieta aos domingos. Quantas voltas uma geração inteira deu em torno praça aos domingos? Era o ponto de encontro da acanhada Ubatuba dos anos 70, cidade na época de 15000 habitantes. Época dos filmes de Mazzaropi, da chegada do progresso com rodovia Rio – Santos e a explosão demográfica causada por ela. Hoje, ela representa a falta de rumo de nossa cidade em relação as nossas vizinhas, confundiu-se progresso com a perda do patrimônio histórico, os velhos sobrados da praça foram demolidos ao contrário de São Luis do Paraitinga, cidade esta que com o seu charme, teve o seu carnaval citado no New York Times. Os hoteleiros, que ainda não perceberam que os nossos políticos mataram o carnaval na cidade refúgio, deveriam organizar pacotes com passeios para a nossa cidade vizinha. No coreto, mendigos alcoolizados, potes de sorvete de RS1, 00 jogados no chão, um comércio decadente em torno da praça; a única luz no fundo do túnel foi uma casa que será construída com um projeto aprovado pelo IPHAN, o curioso é que outras reformas ocorridas na praça, não respeitaram nenhum critério urbanístico.
Uma vez sonhei com um calçadão na praça matriz, com bares, restaurantes, com cobertura na rua, com prédios com a fachada restaurada nos moldes coloniais e o antigo cinema como um espaço cultural. De tudo isso, parece que o prédio do cinema foi desapropriado pela prefeitura, quem sabe se a reforma comece junto com a do prédio da Fundart, antes que caia é lógico.
Depois dessa reflexão, lembrei dos nossos dirigentes e do critério que é usado para se ocupar os cargos na administração, como estou comentando sobre o passado, uma saída é fazer o que os caiçaras faziam nos anos 30 ou 40, ir para Santos, não de canoa ou de barco, agora já tem estrada. Talvez seja exagero, já que centenas de pessoas já trabalham em Caraguatatuba e moram aqui, já sei qual o destino de Ubatuba , cidade dormitório ou como apareceu em letras garrafais “Cidade Refúgio”.

Foto: Arquivo Sidney Borges

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu