Festas


A partir da esquerda: Joana Félix, iria Rosa e Benedita Januária na chegada da santa de Portugal. A imagem, em peroba rosa, foi pintada em São Paulo pelo artista italiano Marino Del Fruero em 1925.

Evento tradicional da Região Sul é incluído em calendário oficial

Enviado pela assessoria do vereador Charles Medeiros

Aprovado por unanimidade na última Sessão de Câmara, 15, o Projeto de Lei que autoriza o Executivo Municipal a incluir no calendário oficial de eventos do Município de Ubatuba a tradicional festa de Nossa Senhora das Graças no bairro do Sertão da Quina. O Projeto de Lei nº 21/08 aprovado prevê ainda a participação da iniciativa pública e privada na colaboração do evento. No uso da tribuna em defesa do projeto o Padre Sérgio Lúcio falou da importância de se reconhecer como oficial a tradicional festa, falou da importância religiosa e até econômica do evento, já que em muitos lugares, além de fortalecer a fé, como função social fortalece a geração de emprego e renda através do turismo religioso, comentou ainda de que o projeto é muito bem vindo pela comunidade da região. A festa teve seu início nos encontros das famílias em 1915, quando na ocasião quatro meninas avistaram na região a imagem de uma mulher jovem e que a elas fora dada algumas instruções. Eram as meninas: Iria Rosa de Oliveira de 06 anos, Joana Félix de 07 anos, Benedita Januária de 05 anos e Maria Aparecida de 08 anos, esta última avistou apenas uma única vez a imagem no Morro do São Cruzeiro, atual Morro do Emaús. Por várias décadas o local foi conhecido como Sertão da Santa. Existe na região apenas uma testemunha da época. Para as famílias da localidade o encontro tem um valor inestimável, já que grande parte de seus moradores são descendentes diretos das meninas.
O autor do projeto, vereador Charles Medeiros, comenta que na festa da região ficou admirado com a quantidade de pessoas prestigiando o evento, segundo ele os laços familiares e fraternais ainda são muito fortes e por conta disto a tradicionalidade, a cultura e os costumes são muito visíveis nos moradores. “Trata-se de início de um evento familiar, onde o ápice da fé aliada ao acontecimento de 1915 é expressada em forma de uma grande festa a Padroeira do local, o evento é parte integrante de nossa história e de nossa cultura, por isto o reconhecimento”, afirma o vereador.
O evento é realizado no bairro do Sertão da Quina, no Morro do Emaús na semana de sete de setembro de cada ano desde 1915 e na última edição reuniu cerca de três mil pessoas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu