Aziz Ab’Saber faz palestra em Ubatuba

Aziz Ab’Saber, um dos geógrafos mais respeitados do Brasil, fará, nesta quinta-feira, dia 12, uma palestra sobre as raízes étnicas do povo brasileiro. A palestra, baseada no filme “O povo brasileiro”, de Darcy Ribeiro, é especialmente voltada para professores, mas está aberta ao público. Após exibição do filme, Aziz irá falar sobre a utilização de vídeos e imagens em sala de aula como forma de exemplificar e prender a atenção dos alunos. O evento começa às 20h e acontecerá no auditório da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba – Fundart – que fica na Praça Anchieta, Centro. A entrada é franca.
PMU


Ubatuba abre Campanha Verão Limpo 2006 no Litoral Norte


Ubatuba será a primeira cidade do Litoral Norte a receber a Campanha Verão Limpo 2006, da Cetesb. A abertura da Campanha acontecerá nesta sexta-feira, dia 13, às 10:30 horas, na Praia do Perequê-Açu, em frente ao terminal, com a presença do presidente da CETESB, Rubens Lara e do prefeito de Ubatuba, Eduardo César.
A operação permanece no município até domingo, dia 15, com uma tenda armada na areia da praia, onde serão desenvolvidas diversas atividades de caráter educativo, recreativo e cultural, das 11 às 18 horas. O objetivo da campanha é conscientizar os turistas para a importância de se manter as praias limpas, estimular a economia de água, o uso adequado dos recursos naturais e informar sobre como combater o mosquito da dengue.

No local, haverá também um carro-laboratório, que fará demonstrações sobre o serviço de coleta e análise de águas em ambientes aquáticos, como análises microbiológicas, que servem para avaliar a qualidade das águas utilizadas para consumo humano, irrigação, criação de peixes e recreação.As próximas cidades a serem visitadas são: Itanhaém, Guarujá, Cubatão, Ilha Comprida, Caraguatatuba , Peruíbe, São Sebastião e Ilhabela. PMU


Prefeitura é acionada por arquiteta que quer aprovação de projeto irregular

Mônica Sandim, esposa do presidente do MDU, pede mandado de segurança contra Prefeitura e Sabesp, porém não cumpre requisitos básicos e juiz nega

A Prefeitura de Ubatuba foi surpreendida no penúltimo dia útil do ano, com um mandado de segurança impetrado pela arquiteta Mônica Vigneron Sandim – esposa do presidente do MDU e também arquiteto Robson Sandim – exigindo imediata autorização para passagem de tubulação de esgoto pela via pública de um prédio construído pelo casal, sob pena de multa diária. Além da Prefeitura, na pessoa do Secretário de Arquitetura e Urbanismo, Rafael Irineu Ricardi, o pedido da ação judicial previa também multa para o gerente da Sabesp local, Iberê Fábio Horie Kuncevicius, caso ele não procedesse a conexão do sistema de esgoto alternativo emergencial.

Justiça nega


Ao analisar o processo, o juiz Geraldo Fernandes Ribeiro do Valle indeferiu o pedido do mandado de segurança alegando que os arquitetos responsáveis pelas obras no Condomínio Camorin haviam dado iniciado a colocação das tubulações sem autorização da Prefeitura. Uma equipe da Prefeitura, aliás, no dia 22/12, motivada por uma denúncia da Sabesp esteve no local e embargou a obra já que não havia autorização para a mesma. Os responsáveis pela obra fizeram então um projeto e o apresentaram a Prefeitura que, no dia 30 de dezembro, desconhecendo ainda a tentativa de mandado pedido à Justiça no dia 29/12, deu um parecer favorável desde que aprovado pela Sabesp. A Sabesp por sua vez, reprovou o projeto.

Sem habite-se


Apesar da questão com o esgoto ter gerado um processo judicial e ainda estar sem solução, um problema ainda maior envolve a questão do Condomínio Camorim. Ao fazer a vistoria de praxe antes da concessão do habite-se, os técnicos da prefeitura constataram uma série de irregularidades. Segundo o secretário de Arquitetura e Urbanismo, Rafael Ricardi, a obra não obedece o projeto original.
Apesar da autora questionar a postura da Prefeitura entendendo como uma retaliação, visto que o seu marido, através do MDU, vem propondo diversas medidas judiciais contra a Prefeitura e outros, como a paralisação das obras dos quiosques, não é assim que a Prefeitura se posiciona. Para o prefeito Eduardo César, nunca, em sua administração, haverá tais medidas tão mesquinhas. “A administração pública deve seguir a legalidade, a qual todos estão sujeitos”, diz. Para o prefeito, causa estranheza que o presidente de um movimento que é incisivo em exigir tal conduta do Poder Público, tentar, de forma tão sinuosa burlar a lei. “Vivemos um momento ético em que não cabe a hipocrisia administrativa. Há necessidade de sermos sérios em nossos comportamentos, não cabendo dubiedade, exigindo apenas o cumprimento da lei pelo Poder Público quando na realidade o particular também está sujeito a ela. Criticar e apontar falhas é muito fácil, mais fácil do que cumprir a lei”, finalizou Eduardo César. PMU


Prefeitura muda prazo para pedido de remissão de IPTU

A Prefeitura Municipal de Ubatuba informa que o prazo para pedido de remissão de IPTU irá até o dia 31 de março. O pedido deve ser feito na Seção de Protocolo da Prefeitura. Os documentos exigidos são: título de propriedade ou documento comprobatório da posse do imóvel, cópia da última conta de luz do imóvel em questão, comprovante de renda mensal líquida, xerox do IPTU de 2005 com dados cadastrais e xerox do RG, CPF e título de eleitor, bem como relatório de débito atualizado e declaração dos exercícios a serem remidos.
A remissão parcial ou total do débito de IPTU de pessoa física é fundamentada na incapacidade econômica do contribuinte e deve ser comprovada pela Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social.
PMU


Seleção de Ubatuba faz a final da 1ª Taça Cidade São Sebastião de Futebol de Areia

A Seleção de Ubatuba obteve na noite de segunda-feira, 9, a classificação para a final da 1ª Taça Cidade São Sebastião de Futebol de Areia. A vitória na partida contra o Colinas, 4 a 1, colocou a Seleção em condições de lutar pelo primeiro título da competição. Os gols de Ubatuba foram marcados por Tati (2), Meire e Nice.
O chefe da delegação, Damião Celestino, estava contente, porém cauteloso, em relação ao jogo final. “Atingimos nosso objetivo. Não conquistamos nada ainda, entraremos para vencer, mas respeitando muito o adversário”, disse.
A equipe do técnico Miltinho atuou com Carla, Juliana, Maga, Nice, Tati, Meire e Camilinha; Viviane, Patrícia, Taimê e Fernandinha também participaram da partida.
O adversário da Seleção de Ubatuba é a equipe do Aliança, que na outra semifinal venceu o outro time de Ubatuba nos pênaltis, após empate em 1 a 1 no tempo normal. Este time de Ubatuba enfrenta o Colinas na disputa pelo bronze.
A final do torneio acontece no dia 20 de janeiro, no campo de areia Leobaldo Alves Moreira, na Rua da Praia, em São Sebastião. As equipes de Ubatuba contam com o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer. PMU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu