Manchetes do dia

Domingo, 17 / 10 / 2010

Folha de São Paulo
"Irmão de diretor de estatal negocia projetos de energia"

Edgar Cardeal cobra "taxa de sucesso", afirma cliente; para seu irmão Valter, da Eletrobras, não há conflito de interesses

O empresário Edgar Cardeal, irmão do diretor da Eletrobras Valter Cardeal, atua como negociador de projetos no setor de energia eólica, área com previsão de investimentos bilionários no PAC 2, relatam Silvio Navarro e Fernanda Odilla. Edgar oferece a empresas projetos para erguer torres de energia eólica em fazendas. Segundo um cliente, cobra "taxa de sucesso", se o governo comprar a energia. Para dar certo, os projetos tem de ter aval da Aneel e vencer leilão federal. O diretor da Eletrobras Valter Cardeal, que há 20 anos é homem de confiança de Dilma Rousseff (PT) no setor, diz que não fala com o irmão e que não vê conflito de interesses. Edgar nega que seja um "abridor de portas" no governo.

O Estado de São Paulo
"Pressão dos verdes faz candidatos assumirem compromisso ambiental"

Em resposta ao Estado, Dilma e Serra se dizem contra anistia a desmatadores

Pressionados pelos 20 milhões de votos de Marina Silva (PV) no 1º turno, Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) assumem compromissos ambientais para tentar atrair eleitores. A pedido do Estado, eles responderam a questões sobre a área. Um dos temas críticos é a reforma do Código Florestal - ambos se disseram contrários à anistia a desmatadores. Sobre as estratégias anti-desmate, Serra prega moratória de 5 anos. Dilma quer continuar os programas em curso. Quanto às mudanças climáticas, eles admitem o princípio de reduzir as emissões de gases-estufa, mas não têm plano. O PV recebeu propostas das campanhas, mas considerou-as fracas.

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu