Brasil



Tchau, Lula!
 
Do Blog do Noblat (original aqui)
Você é daqueles que votarão em Dilma por que gostaria de conferir a Lula um terceiro mandato consecutivo - e não pode?
 
É daqueles que votarão em Dilma com a esperança - ou a certeza - de que a eleição dela facilitará a volta de Lula em 2014?

Então vote em Serra.

Você acha que a oposição ao governo Serra contará daqui a quatro anos com um candidato mais forte do que Lula para enfrentá-lo? Você consegue enxergar algum?

Caso Dilma se eleja, ela deverá fazer um bom governo. As condições são favoráveis. Ela é uma gestora experiente. Isso nada tem a ver com falta de experiência política.

Não pense que ela sentará na cadeira presidencial para obedecer a ordens de Lula. Ou do PT. Ou do PMDB.

Precisa não conhecê-la para imaginar que isso será possível.

Dilma gosta de mandar. E de ser obedecida.

Comporta-se como uma boneca enquanto candidata. Faz a maioria das coisas que lhe sopram.

Depois? Esqueça.

Por hipótese, apenas por hipótese: digamos que Dilma presidente fosse um desastre. Como foi Celso Pitta prefeito apesar do aval de Paulo Maluf.

Lula se arriscaria a querer voltar depois de ter patrocinado um desastre?

A essa altura, Lula se despede do poder para entrar na História com 81% de aprovação popular.

Ponha o retrato do velho na parede, não o deixe pegar poeira e vá em frente - com Dilma ou Serra.

Nota do Editor - O raciocínio do jornalista Ricardo Noblat é correto, embora os acontecimentos nem sempre sigam caminhos que parecem naturais. Dilma de fato não tem experiência político-eleitoral, mas tem experiência política e é boa gestora. Por mais crítico que possa ser um opositor de Lula, há que reconhecer que ele separa as coisas. "Cumpanheiros" são colocados em cargos bem remunerados, mas de pouca relevância. Sindicalistas têm comportamento previsível, lembram os pobres de Joãozinho Trinta, adoram luxo. Dilma é diferente, foi colocada na Casa Civil por ter competência. Ela não fazia parte da linha de sucessão natural do PT, o que permite mencionar a carreira militar. Podemos dizer que muitos petistas de três estrelas foram carreados para que ela assumisse a condição de candidata. A diferença é que quando um militar não é promovido, pede o boné e vai para casa. No PT os que se sentiam no direito de estar no lugar de Dilma ficaram quietinhos. Alguns, como Mercadante, foram para o sacrifício, cumprindo ordens de cabeça baixa e saindo de cena definitivamente. Como não é possivel saber o que vai pelas cabeças alheias, podemos supor que Lula imaginou que manteria um pé no governo caso elegesse Dilma. Volto a repetir, o futuro é uma caixinha de surpresas, - essa o Lula gostou - mas Dilma nem tanto. A partir de janeiro, caso ela seja eleita, começará o dilmismo, movimento que vai cuidar de transformá-la na mãe dos brasileiros e que também cuidará de manter Lula de pijama. Mas como eu disse, o futuro é incerto. Como sou cético desde sempre, faço uma promessa aos leitores, são poucos, mas firmes como eram meus cabelos quando eu os tinha, os três ondulados. Pelo panorama das pesquisas, Dilma tem grande chance de ser eleita. Caso assuma e cumpra as ordens do seu criador e em 2014 abdique da candidatura em favor dele, estarei diante de uma revolução comportamental sem precedentes. A maior que o ser humano já viu. Tão radical que jogarei fora livros que tratam da alma humana do período AD (antes da Dilma), tempo de corrupção e vaidade. A começar por Machado de Assis. Também irão para o lixo Shakespeare, Dostoievsky, Camus, Sartre e "Homem e Sociedade" de Fernando Henrique Cardoso e Octávio Ianni, que não adentra pela seara psicológica mas é obsoleto e deveria ter sido despachado há muito tempo. A partir de então direi a meus amigos que o PT não só transformou o Brasil em potência capaz de desafiar os Estados Unidos como também mudou a natureza humana, embora ainda conte em suas hostes com figuras de comportamento dúbio como é o caso de José Dirceu que fala em ajudar os pobres e só anda de jatinho, é proprietário de mansões e degusta vinhos caros até para o Papa. Pra mim esse cara não passa de um tucano infiltrado. Será que ele gosta mesmo de pobres?

No entanto, há uma possibilidade de Lula ser candidato em 2014 mesmo com a vitória de Dilma em 2010. A imprevisibilidade do destino pode colocar Temer na presidência. Aconteceu com Tancredo, pode acontecer novamente.

Será que Lula pensou nisso? (Sidney Borges)

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu