Coisas do Universo


Viajando no Espaço

Sidney Borges
A foto acima foi tirada pela sonda Mensageiro (Messenger em Inglês), nave robótica enviada às cercanias do Sol com a finalidade de colher dados do Sistema Solar. Lançada em 2004, está programada para entrar em órbita de Mercúrio em março de 2011. O instantâneo é de uma posição que dá um ponto de vista semelhante ao que teriam os habitantes de Mercúrio - planeta do Sistema Solar mais próximo do Sol - ao nos contemplar no espaço. Caso você não tenha notado, sua casa fica naquela bola branca. A maior. Olhe bem! Oiêê!

Os namorados de Mercúrio têm sempre Lua cheia à disposição, acompanhada de Terra também cheia. Isso deve facilitar o romantismo, se é que Lua cheia faz isso, o que se sabe é que desperta melancolia em canídeos que costumam uivar para o disco branco que clareia as noites e despeja luz prateada nas areias das praias de Ubatuba. Terra e Lua aparecem em close em noites mercurianas por não haver nada que se interponha entre o Sol e os astros irmãos. A luz do Sol é refletida totalmente por eles.

Bonito, pena que não possamos ver o espetáculo "in loco". Um dia será possível, mas sempre é bom aconselhar sobre os perigos desta vida. Caso alguém esteja construindo uma nave com a intenção de visitar Mercúrio, vou logo avisando. É quente pra xuxu, não esqueça de levar água e roupas leves.

Quando criança construí um avião para salvar Dale Arden no Planeta Mongo. Não deu certo, nunca consegui decolar, um dia eu estava na iminência de levantar vôo quando minha mãe interrompeu a corrida e me mandou tomar banho. Não é fácil a carreira de astronauta.

Para saber mais sobre a nave Messenger, clique aqui.

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu