Mundo

EUA dizem que Al Qaeda tenta conseguir arma nuclear há 15 anos

Da Folha Online
O principal assessor do presidente americano em contraterrorismo, John Brennan, disse na noite desta segunda-feira, primeiro dia da Cúpula de Segurança Nuclear em Washington (EUA), que há evidências de que o grupo terrorista Al Qaeda está tentando obter armas de destruição em massa há 15 anos. O encontro, que termina hoje, discute justamente como evitar que arsenal nuclear caia na mão de grupos terroristas, que não hesitariam em usá-lo.

Veja quem são as potências nucleares do mundo

"Al Qaeda é especialmente notável por seu longo interesse em material nuclear utilizável e conhecimento necessário que permitiria que desenvolvesse uma linha de produção de dispositivos nucleares improvisados", disse Brennan, citado pela rede de TV americana CNN.

Segundo Brennan, obter armas nucleares ajudaria a Al Qaeda a cumprir seu "maior objetivo". "Eles teriam a habilidade não apenas de ameaçar nossa segurança e a ordem mundial de uma maneira sem precedentes, mas também matar e ferir muitos milhares de homens, mulheres e crianças inocentes".

O conselheiro diz ainda que os grupos terroristas têm a seu favor o trabalho do crime organizado e de várias gangues de criminosos que tentam obter o material para vendê-lo a altos preços para terroristas.
Leia mais

Nota do Editor - O conselheiro que me perdoe, mas depois do fiasco das armas de destruição em massa do Iraque, os Estados Unidos perderam credibilidade. É de se supor que a Al Qaeda queira armas poderosas. Todos os Estados querem, embora digam que não. Em época remota escrevi uma novela sobre o tema, naquele tempo eu nem desconfiava da existência da Al Qaeda. Em rápidas pinceladas imaginei o seguinte: uma organização terrorista com acesso ao arsenal nuclear da antiga União Soviética consegue três bombas miniaturizadas, do tamanho de malas de viagens de porte médio. Na época circulava na imprensa que havia bombas pequenas e que estavam à venda no mercado negro. Os artefatos foram então desmontados e contrabandeados para os Estados Unidos em navios cargueiros, lançados ao mar em locais previamente estabelecidos e recolhidos por lanchas. Depois foram montados em três apartamentos alugados em Nova Iorque, Chicago e Los Angeles. O final eu não conto, mas tem a ver com uma feira de ciências e um "Contador Geiger" - aparelho que mede radiação - levado para casa por um estudante. No andar superior um terrorista descuidado deixou vazar radiação. A leitura fora do comum foi a pista para que a trama fosse descoberta e o país de Bush salvo. Teria sido o maior ataque terrorista da história. Um conto bem atual, pena que Hollywood não tenha se interessado. No Brasil poucos gostaram do final. A torcida a favor dos terroristas é enorme. Lembro-me das comemorações do 11 de setembro. Parecia final de Copa do Mundo. Melhor nem comentar. Sou contra terrorismo. Não gosto de terroristas. Nem de ex-terroristas. E abomino o "american way of life". (Sidney Borges)

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Jundu

Pegoava?