Deu em O Globo

Irã perto da bomba atômica

EUA preveem que país poderá enriquecer em um ano material para arma nuclear

De Fernando Eichenberg (original aqui)
O Irã teria condições de produzir urânio altamente enriquecido para uma bomba nuclear no prazo de um ano. A declaração foi feita ontem pelo tenente-general Ronald Burguess, diretor da Agência de Inteligência de Defesa dos Estados Unidos, durante uma audiência na comissão de armamento do Senado sobre a ameaça nuclear iraniana.

Os serviços de inteligência sustentam suas previsões na capacidade das novas centrífugas nucleares do Irã de produzir urânio altamente enriquecido e em maior velocidade.

Em seu testemunho aos senadores, o general James Cartwright, o segundo na hierarquia do Estado-Maior das Forças Armadas, acrescentou, no entanto, que seriam necessários mais três ou cinco anos para que a bomba pudesse ser utilizada.

No depoimento aos senadores, foi revelada também a preocupação da inteligência com um programa de míssil intercontinental que estaria sendo desenvolvido pelos iranianos, capaz de atingir os EUA.

A sessão da comissão do Senado ocorreu um dia depois do encerramento da Cúpula sobre Segurança Nuclear, em Washington, na qual o presidente Barack Obama conclamou os líderes dos 47 países presentes a aumentar a pressão sobre Teerã.

Nota do Editor -  No caso do Irã e suas bombas cantadas em prosa e verso há detalhes que fogem à lógica. Primeiramente eu não entendo o porquê do Irã anunciar aos 4 ventos que tem capacidade de enriquecer urânio. Parece coisa de adolescente contando detalhes do namoro aos amigos. Tem coisas que precisam ser mantidas em segredo, no caso do desenvolvimento de armas estratégicas é fundamental a discrição. Por outro lado um general americano - daqueles que mordem o charuto e falam pelo canto da boca de onde escorre um fio de baba - dizer que o Irã vai desenvolver armas nucleares em um ano é matéria discutível. Os serviços de inteligência dos Estados Unidos funcionam bem no cinema, na prática parecem cegos em tiroteios. Só faltou o general anunciar armas de destruição em massa, como fazia o relinchante Bush ao se referir ao Iraque. Não acredito em pressão contra o Irã, acho que vão é bombardear mesmo. Estão apenas esperando encontrar o pelo na casca do ovo. (Sidney Borges)

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu