Mobilização popular




Passeata
Sidney Borges
Ontem à tarde, por volta das 15h00 um grupo de cidadãos reuniu-se no calçadão da Maria Alves para protestar contra os serviços de Saúde da cidade. Foi uma reunião silenciosa, sem megafones ou palavras de ordem que pudessem interferir no ambiente. No final da tarde o grupo caminhou em direção à prefeitura onde foi declamado um poema de autoria do professor Maurício, recentemente falecido.
O processo democrático avança em Ubatuba, o povo tem direito a manifestar-se e deve fazê-lo quando achar necessário. A oposição ubatubense mostrou maturidade ao realizar o protesto com ordem e civilidade, fazendo contraponto às palavras ásperas e impregnadas de ódio que costumam percorrer o éter através das ondas de rádio.

Comentários

Unknown disse…
Não estou entendendo muito bem...

Tudo bem, concordo que a Santa Casa de Ubatuba não é nenhum Albert Einstein, mas será que isso justifica usar uma fatalidade como razão para atacar politicamente uma administração?

Isso me parece muito mais a política do “quanto pior melhor” que algumas cabeças retrógradas de Ubatuba insistem em usar, e antes que alguém comece a me classificar como “situação”, “oposição” ou “puxa-saco”, quero deixar claro que minha opinião é baseada em fatos e não em interesses obscuros e, via de regra, não muito éticos.

Para entendermos o que acontece hoje na Santa Casa de Ubatuba, e em praticamente qualquer outra Santa Casa de qualquer cidade, temos que entender que a situação atual não é fruto de um ou dois mandatos – essa situação é resultado de uma política pública de saúde que não previu o aumento da demanda, a elevação dos custos e a falta de recursos para financiamento da saúde pública.

Hoje um número considerável de municípios luta com recursos escassos, falta de infra-estrutura e repasses cada vez menores dos estados e da união para manutenção, ampliação e modernização das Santas Casas – a situação é muito cômoda para os estados e para a união que transferiram boa parte da responsabilidade para os municípios – e o resultado disso tudo é o atendimento deficitário em termos de saúde pública que observamos na grande maioria dos municípios.
Porque Ubatuba seria diferente?

Só quem acha que Ubatuba é algum tipo de Disneylândia pode afirmar que a Santa Casa passa por problemas porque é mal administrada; como diz o “velho deitado”, “o buraco é mais embaixo”...
Anônimo disse…
Atitude semelhante não teve o Sr. Prefeito que declarou que os integrantes da passeata receberam 50 reais para estarem lá e insinuou que faria denúncias ao Ministério Público.
Eu estive lá e não recebi um real, Dudu.
Contudo no dia 13 de março, ele e seus comissionados, planejam uma passeata, e distribuirão prêmios e camisetas para os participantes....
Prêmios e camisetas pagos com o dinheiro do meu e do seu imposto ! Este dinheiro seria melhor utilizado em compra de medicamentos que fazem falta nos postos de saúde da cidade, na compra de lençois e toalhas para a Santa Casa, na compra de seringas e agulhas descartáveis,etc, etc.
E aí, falta ou não falta ADMINISTRAÇÃO ?
Ou é simplesmente crítica da oposição, como dizem alguns?
Ou pior ainda, Dudu talvez, pouco se importe com o que esta acontecendo em Ubatuba: "farinha pouca, meu pirão primeiro..."
Anônimo disse…
Sidney, por favor! "... palavras ásperas e impregnadas de ódio que costumam percorrer o éter através das ondas de rádio" lembra mais o "Sig Heil" das décadas de 30 e 40 do século passado. Hoje o "ódio" é mais sutil, e mais perverso, como você sabe. E procura se eapalhar por outras mídias mais atuais - internet e folhetins impressos (!).
"Eles que se danem".
Unknown disse…
Acho muito fácil falar do que não se entende - a ignorância é uma benção.

O problema existe e deve se buscar soluções, mas as soluções só são alcançadas quando o problema é tratado de forma verdadeira e honesta.

Leiam Não estou entendendo muito bem…
Anônimo disse…
Não acho que o prefeito esteja sendo um exemplo na administração da santa casa, mas esse pessoal que usa desgraça alheia para ficar metendo o pau tambem não ajuda e nunca ajudou em nada, gosta so de ficar decendo a lenha sem mostrar nenhuma soluçao.
Li a materia que o roberto indicou e acho que o tal alma caiçara disse a verdade, se a cruz vermelha tem gabarito para administrar a santa casa, porque não?
E outra coisa: eu ouvi de uma pessoa que não tem a menor razao pra mentir que recebeu sim cinquentão para ir na tal manifestação, daí até eu que sou mais bobo iria.
falta saber quem pagou - com a palavra o PT....
MARIA LAURA disse…
Sou professora em ubatuba, participei da manifestação e acho um absurdo, uma calúnia, dizer que recebemos 50 reais para participar do movimento.Tivemos coragem de estar lá, e os participantes assim como eu, sabem que por onde passávamos recebíamos apoio da população, que fazia comentários de indignação com a situação da saúde pública na cidade.
Anônimo disse…
Sidney, não sei se notou, mas o texto citado : Não estou entendendo muito bem… como citam acima, esta sendo divulgada em vários veículos da imprensa assinado com nomes diferentes...

Estranho, muito estranho....

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu