Boxe
Manny Pacquiao (à esquerda) e Joshua Clottey, após a pesagem oficial
A luta do ano
Sidney Borges
Manny Pacquiao e Joshua Clottey lutam pelo título dos meio-médios na noite deste sábado, no Dallas Cowboys Stadium, em Arlington, no Texas. Pacquiao é franco favorito, seu retrospecto impressiona. Nas últimas três lutas ele não só venceu como também escangalhou os adversários, enviando -os ao hospital para reparos.
E que adversários!
Pela ordem: Oscar De La Hoya, nocauteado no 8º round após apanhar mais do que mulher de malandro; Ricky Hatton, nocauteado no 2º round. O inglês que antes da luta disse que venceria com facilidade dormiu profundamente depois de uma esquerda que não viu de onde veio. A terceira vítima do filipino foi Miguel Cotto, que sofreu nocaute técnico no 12º round quando o juiz parou o combate em que só Pacquiao batia e Cotto tentava fugir dos golpes, já sem forças para reagir.
O ganense Joshua Clottey não é um joão ninguém, mas não tem bom retrospecto contra os grandes. Perdeu de Cotto por pontos, perdeu de Antonio Margarito também por pontos, embora tenha tido bons momentos nas duas lutas. É pouco para vencer Pacquiao. Mas não é impossivel para quem pega forte e tem retrospecto de nocuteador.
Clottey tem um queixo duríssimo, nunca foi nocauteado, é maior e mais forte, na verdade é um meio-médio natural enquanto Pacquiao vem ganhando peso ao longo da carreira, o que tem provocado desconfiança em alguns observadores que suspeitam do uso de anabolizantes.
Não há evidência de seja verdade, os testes nunca indicaram problemas.
Pacquiao é considerado pela crítica o melhor pugilista da atualidade. Eu faço coro, a forma de lutar do filipino é eletrizante, ele avança e golpeia, recua e golpeia, é rápido, bate com força com as duas mãos, não foge ao combate e tem fôlego, parece ter quatro pulmões. Para quem gosta de boxe vale a pena ficar acordado para ver Pacquiao, a maior estrela dos ringues no momento. Pena que no Brasil a luta não será transmitida, teremos de acompanhar na internet e ver as imagens no YouTube, na manhã do domingo.
Comentários
Vc deveria escrever mais sobre boxe. Faz isso com uma precisão incrível. Não sabia desse outro dom seu...rs
Quanto à luta, foi chata. Pacquiao ganhou por pontos, mas não chegou a surrar o medroso Clottey, como fez com outros adversários.
Boxe à parte, o barato agora é MMA. Semana q vem tem um grande duelo entre brasileiros no UFC Live: Cigano x Napão.
Abraço!