Política

Panorama de final de ano

Sidney Borges
Depois da queda do Muro de Berlim Fukuyama disse que a história acabou. "Venceu o capitalismo liberal e o mercado é o senhor dos homens". Em parte ele estava certo, o capitalismo hoje é absoluto, mas o tempo mostrou que o mercado precisava de ajustes.

Em Ubatuba a história não acabou, na verdade nem começou. Sai um, entra outro e tudo continua igual. Ou pior. Há muitos candidatos ao trono do senhor E. Cesar. Hoje dá para contar 15. Outros surgirão. Não para disputar de verdade, para isso é preciso dinheiro. Eles querem "compor" e garantir a boquinha no segundo escalão. Se não der, tudo bem, que seja no terceiro.

Os candidatos são todos parecidos, de mesma matiz ideológica, assim como E. Cesar é parecido com seus antecessores. O discurso oposicionista é igual ao da situação e poderia ser proferido em uníssono: "Queremos o bem de Ubatuba". Quando escuto isso da boca de notórios oportunistas me dá vontade de dizer ao interlocutor:

- Então tá, agora vá ver se estou na esquina.

A oposição das terras do cacique Coaquira é o sonho de todos os governantes do mundo ocidental. Quiçá do oriental, eu diria que até do mineral. É uma peculiar oposição que não se opõe, fica contemplando como se Godot fosse sair da núvem.

Como acontece desde que a Terra deu a primeira volta em torno de seu eixo, os postulantes ao trono estão esperando os dias que antecedem a eleição. Aí a onça bebe água, que se cuide o prefeito, serão exibidas terríveis garras.

De panfleto apócrifo aqui a jornalzinho oportunista alí a oposição estará atenta, contando com a eficácia das denúncias, esperando que a Justiça Eleitoral resolva questões não resolvidas em anos de procrastinação. É assim que sempre foi, é assim que sempre será.

O senhor E. Cesar não pode mais concorrer, este é o seu último mandato. Talvez volte a postular o trono depois de 8 anos de governo do sucessor. Mas é muito tempo para fazer conjeturas. O futuro não existe, existe apenas o aqui e agora. E não está nada satisfatório.

Abaixo vão algumas dicas à oposição "amiga" caso mude de idéia, o que eu duvido.

Ubatuba não é a Capital do Surfe, é a Capital da Inércia.

Mudanças? Pra quê?


Extraído da Arte da Guerra de Sun Tzu

1. "A invencibilidade está na defesa; a possibilidade de vitória, no ataque. Quem se defende mostra que sua força é inadequada; quem ataca, mostra que ela é abundante".

2. "Existem cinco fatores que permitem que se preveja qual dos oponentes sairá vencedor:

a) aquele que sabe quando deve ou não lutar;

b) aquele que sabe como adotar a arte militar apropriada de acordo com a superioridade ou inferioridade de suas forças frente ao inimigo;

c) aquele que sabe como manter seus superiores e subordinados unidos de acordo com suas propostas;

d) aquele que está bem preparado e enfrenta um inimigo desprevenido;

e) aquele que é um general sábio e capaz, em cujas decisões o soberano não interfere.

3. "A água não tem forma constante. Na guerra também não existem condições constantes. Por isso pode-se dizer que é divino aquele que obtém uma vitória alterando as suas táticas em conformidade com a situação do inimigo."

4. "Dos cinco elementos, nenhum é predominante; das quatro estações nenhuma dura para sempre; os dias, uns são longos, outros curtos; a Lua enche e míngua."

5. "Aquele que conhece o inimigo e a si mesmo lutará cem batalhas sem perigo de derrota;

Aquele que não conhece o inimigo, mas conhece a si mesmo, as chances para a vitória ou para a derrota serão iguais;

Aquele que não conhece nem o inimigo e nem a si próprio, será derrotado em todas as batalhas". (Do Ex-Blog do Cesar Maia)

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu