Manchetes do dia

Quarta-feira, 22 / 07 / 2009

Folha de São Paulo
"Gripe suína mata mais 6 em SP; país já soma 22 mortos"

Estado acumula 9 óbitos, a maioria na Grande São Paulo; RS discute incluir obesos em grupo de risco

São Paulo registrou mais seis mortes em decorrência da gripe suína, o que eleva a nove o total no Estado. Quatro das novas vítimas viviam na capital, uma em Osasco e outra na região de Campinas. No país, já são 22 mortes - o Paraná também registrou seu primeiro óbito e mais de mil infectados.
As seis mortes em São Paulo ocorreram nos últimos dez dias, e ao menos duas estão no grupo de risco - a de uma gestante de 27 anos e a de uma cardíaca e asmática de 68. As demais mortes são de três mulheres e um homem. Antes, Botucatu e Osasco haviam anunciado um óbito cada uma.
O Rio Grande do Sul discute a inclusão de obesos no grupo de risco - 5 dos 11 mortos no Estado tinham esse perfil. Com a medida, essas pessoas receberiam o remédio Tamiflu antes do agravamento dos sintomas.
O Exército estendeu para toda a fronteira a operação de combate à gripe.

O Globo
"Pagamento de CPMF por estados será investigado"

Com a descoberta de que a União ainda paga, TCEs vão rever contratos

A revelação de que, um ano e meio após a extinção do tributo, o governo federal ainda paga indevidamente CPMF nos contratos com fornecedores levou tribunais de contas a também rever as contratações feitas nos estados para e saber se eles ainda pagam pelo imposto inexistente. O presidente do TCE de São Paulo, Edgard Rodrigues, defendeu uma revisão geral dos contratos com União, estados e municípios. Também os TCEs do Rio e de Minas informaram que estão averiguando se seus estados continuam pagando pela CPMF. Em Pernambuco, o TCE Identificou a cobrança irregular da CPMF num contrato da prefeitura de Petrolina com uma empresa de limpeza urbana. O presidente Lula ontem cobrou explicações: "Eu vi a matéria (do GLOBO) e vou conversar com o Guido Mantega, quando ele voltar (das férias), para saber o que está acontecendo. Vou ver com o Guido e com o Paulo Bernardo por que nós continuamos pagando CPMF.”

O Estado de São Paulo
"Gravações ligam Sarney a Agaciel e a atos secretos"

Em diálogo, senador cita o diretor ao se referir a nomeação de interesse da família

Uma sequência de sete diálogos gravados pela Polícia Federal com autorização judicial revela a prática de nepotismo da família Sarney no Senado, informa o repórter Rodrigo Rangel. Além disso, eles ligam o presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), ao ex-diretor-geral Agaciel Maia na prestação de favores. Numa das escutas, Fernando Sarney, filho do senador, diz à filha, Maria Beatriz, que mandou Agaciel reservar uma vaga para o namorado dela, Henrique Bernardes. Em conversa com Fernando, alvo da investigação, o próprio Sarney foi gravado. No diálogo, ele se compromete a falar com Agaciel para sacramentar a nomeação. Foram quatro dias de troca de telefonemas até o assunto ser dado como resolvido. O namorado da neta de Sarney foi nomeado oito dias depois, por ato secreto.

Jornal do Brasil
"Comandante admite despreparo da PM"

Cada policial terá de submeter-se à reciclagem na volta de suas férias

O comandante-geral da Polícia Militar do Rio, coronel Mario Sergio de Brito Duarte, admitiu despreparo da tropa em situações que envolvam risco para a população. "A necessidade de treinamento é gritante, a margem de erro dos policiais é muito grande. Falta capacitação para o uso do armamento e nas técnicas de abordagem". As declarações foram motivadas pelos recentes casos envolvendo PMs, que culminaram na morte de um menino durante tiroteio, em Barros Filho, e num homem baleado depois de ter seu veículo confundido com o de bandidos, em Olaria. O comandante anunciou um programa de reciclagem segundo o qual, no retorno das férias, cada policial passará por treinamento teórico e prático antes de voltar às ruas.

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu