Coisas da vida

Todas funcionando

Sidney Borges
Parece piada, mas é fato verídico, por coincidência protagonizado por um português. Nos anos dourados da década de 1950 existia uma loja simpática na rua Silva Telles, em São Paulo.

Casas Casoy ou Lojas Casoy, não tenho certeza quanto ao nome, mas me lembro do slogan: "A loja simpática do Brás". O dono era o Seu José, homem de visão, um dos primeiros comerciantes do Brasil a importar produtos japoneses, naquele tempo vistos com ressalvas.

Uma vez eu estava na loja com meu pai quando chegou um funcionário e disse que tinha guardado as lâmpadas de flash. Mas antes tinha testado uma por uma. Seu José por pouco não perdeu a ar diplomático. Vermelho perguntou:

- Testou uma por uma?

Sim patrão estão todas boas. As 72 que chegaram hoje. Amanhã chegam mais 72.

Muito bem Manuel. Não teste as de amanhã, ela já vem testadas de fábrica.

Manuel agradeceu solícito:

-Obrigado patrão, dá o maior trabalho e a luz forte faz mal aos olhos.

Não sei se o sotaque luso acentuado tornou as palavras engraçadas, mas o meu pai passou o dia inteiro rindo e seu José disse que era melhor rir do que chorar. E riu também.

O portuga continuou trabalhando na loja por muitos anos, mas naquele dia foi transferido para o setor de bombas de flit.

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu