Previsões

Alencar Massena, lembra?

Carlos Brickmann (original aqui)
Os meios de comunicação brasileiros não divulgaram a frase falsa de Maurice Jarre (ou, ao menos, este colunista não a viu). Mas já publicaram a historia do boimate, o cruzamento de vacas com tomates que faria com que o hambúrguer já viesse com molho; divulgaram a bomba étnica, que Israel teria desenvolvido e que seria capaz de, ao explodir, matar apenas palestinos, poupando os israelenses; falaram sobre a Brigada de Ratos Paraquedistas, que nos tempos de Saddam Hussein estariam sendo lançados no Iraque para destruir as plantações, e que não apenas sabiam livrar-se dos paraquedas, ao chegar ao solo, como conheciam as fronteiras e jamais as atravessavam, mantendo assim ilesos os países vizinhos.

Uma das melhores histórias foi a do professor Alencar Massena, que escrevia eruditos artigos sobre economia e os publicava em jornais importantes do país. Um dia, descobriu-se que o cavalheiro não era professor, não ensinava nas escolas que citava, não tinha qualquer formação em economia. Ficou por isso mesmo.

Nota do Editor - Eu me lembro muito bem do "professor" Massena. Nos anos da década de 80 não havia TV por assinatura, nas noites de domingo ou era o filme da Globo ou o programa da Bandeirantes, "Vamos sair da crise". Ou seria "Como sair da crise"? Não importa, os dois nomes são sugestivos e mostram que crise é coisa antiga. Na noite do professor Massena prestei atenção à forma como ele dominou o programa, era articulado, bem falante e parecia ter familiarização com os intrincados meandros da Economia. Gosto de programas de Economia, os participantes parecem seriamente empenhados em adivinhar o futuro, mas dificilmente acertam. Naquela noite pensei comigo: eis um economista que sabe das coisas. Dias depois li nos jornais que o professor Massena era um impostor. Onde andará? Os demais participantes do programa continuam recebendo polpudos salários, comparecendo à televisão, escrevendo em jornais e errando quase sempre. Quando saem do óbvio ululante é um desastre. (Sidney Borges)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu