Manchetes do dia

Sábado, 16 / 05 / 2009

Folha de S. Paulo
"Ação de Lula não evita CPI da Petrobras"

30 senadores assinam pedido de instalação da comissão; de manhã, presidente chamou PSDB de ‘irresponsável’

O governo não conseguiu evitar a instalação de CPI no Senado para investigar a Petrobras, admitiu o ministro das Relações Institucionais, José Múcio. Dos 32 senadores que haviam assinado o pedido do senador Álvaro Dias (PSDB-PR), 30 mantiveram suas assinaturas. O tucano pede investigação nas obras da refinaria Alves e Lima (PE), na manobra contábil da estatal para pagar menos impostos e em patrocínios culturais da empresa, entre outros itens. Ontem pela manhã, antes de embarcar para viagem à Arábia Saudita e à China, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva acusou os tucanos de serem “irresponsáveis” e “pouco patriotas”. “De repente, o PSDB ficou nervoso”, ironizou o presidente. “Acho estranho que um partido que já governou este país por oito anos tome uma decisão irresponsável como essa. Parece briga de adolescentes”, continuou Lula. Em nota, o PSDB rebateu as críticas dizendo que irresponsável é o “loteamento de cargos” da Petrobras.

O Globo
"Petrobras: oposição vence queda de braço e cria CPI"

Lula diz que decisão de senadores foi antipatriótica e culpa PSDB

Uma manobra da oposição conseguiu garantir, ontem pela manhã, a leitura do requerimento do senador Álvaro Dias (PSDB-PR), criando a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras e da Agência Nacional do Petróleo (ANP). O texto contava com 32 assinaturas, a maioria do PSDB e do DEM. Até a meia-noite, o governo tentava retirar seis assinaturas para impedir que a CPI fosse instalada, já que a exigência é de pelo menos 27 nomes para que ela aconteça de fato. Por volta de 22h, apenas o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) confirmara ter desistido de apoiar a comissão. O governo tentou ainda barrar outra CPI da Petrobras – cujo requerimento foi protocolado pelo senador Romeu Tuma (PTB-SP) em 2007, mas que só foi lido ontem, graças a uma operação tucana. Indignado, o presidente Lula culpou o PSDB e disse que a decisão de criar CPI foi “irresponsável” e pouco patriótica.

O Estado de S. Paulo
"Obama retoma júris militares contra terror"

Presidente aceita tribunais que ele criticara quando candidato

O presidente dos EUA, Barack Obama, anunciou ontem que vai retomar as comissões militares para julgar suspeitos de terrorismo presos em Guantánamo. A decisão reverte a suspensão dos julgamentos ordenada quando Obama assumiu a Presidência. Ainda candidato, ele havia dito que as comissões, criadas no governo Bush, eram “um fracasso”. Agora, porém, foi aconselhado pelo Pentágono a recuar, por causa dos obstáculos legais para julgar os suspeitos em tribunais comuns. Segundo Obama, as comissões militares “são apropriadas para julgar inimigos, desde que sejam estruturadas de forma adequada”. A decisão foi aplaudida pela oposição republicana e criticada por ativistas de direitos humanos.

Jornal do Brasil
"Governo tenta barrar CPI"
A oposição aproveitou o vazio do Senado, ontem cedo, para ler o requerimento de criação da CPI da Petrobras. Os governistas, que já haviam retirado quatro assinaturas do documento, precisavam de outras duas até a meia-noite. O presidente Lula sentiu o golpe e acusou o PSDB de irresponsabilidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu