Arquitetura



Obra prima

Do Blog do Noblat
O Monastério de Taktshang, cujo significado é "ninho do tigre", é o mais famoso monastério do Butão. Está encravado num precipício a 3.120 metros de altura a uns 700 metros acima do vale de Paro, a uns 10 km da cidade de Paro. Todos os sete templos do monastério, recém restaurado por causa de um incêndio, podem ser visitados, mas a única forma de chegar lá é a pé ou de mula.

A paisagem do Butão, a Terra do Rugido do Dragão, está salpicada de monastérios, fortalezas impressionantes, em cima de montanhas imponentes. De todos esses locais sagrados, o Ninho do Tigre é o mais visitado. Sua história remonta ao ano de 747 D.C. quando se acredita que o Guru Rimpoche, na forma do irascível Guru Dorji Droloe, voou até o alto da montanha montado nas costas de uma tigresa.

Durante três meses ele se deixou ficar numa caverna meditando para amansar os espíritos malévolos da região. As divindades locais, vencidas, passaram a ser as protetoras do local. O Guru, aclamado como o segundo Buda, abençoou o Butão como o segundo Kailash (montanha sagrada no Tibet) e anunciou a chegada do Budismo ao Butão. Antes dele, seus habitantes adoravam os animais.

O monastério, como é visto hoje, foi construído em 1692 em torno da caverna onde o Guru meditou. Sofreu um incêndio em 1998, mas foi inteiramente restaurado graças a ajuda do rei do Butão, Jigme Singye Wangchuk.
Leia mais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu