Manchetes do dia

Sábado, 18 / 04 / 2009

Folha de São Paulo
"Lago resiste a entregar cargo a Roseana"

Governadora toma posse no Maranhão; cassado, ex-governador diz que só deixa palácio ‘arrastado’ e apela ao STF

Roseana Sarney (PMDB), 55, tomou posse como governadora do Maranhão enquanto Jackson Lago (PDT), 74, dizia que só sairia “arrastado” do palácio do governo. A cassação de Lago, acusado de abuso de poder político, foi confirmada anteontem pelo Tribunal Superior Eleitoral. Roseana assumiu por ter ficado em segundo no pleito de 2006. Ontem, o Supremo julgou e negou recurso de Lago pedindo suspensão da sentença do TSE, que ele chamou de “golpe”. O ex-governador manteve a decisão de não sair do palácio, mas deve discuti-la com aliados. Sua defesa entrou com novo recurso no Supremo na noite de ontem. Roseana disse ter apoio do Planalto e elogiou a “isenção” da Justiça, que a recoloca na função para a qual já fora eleita em 1994 e 1998. Segundo seu vice, João Alberto Souza, o governo não cogita mandar tropas para forçar a saída de Lago: “Ele quer ser a vítima. Não faremos sua vontade”.

O Globo
"Governo reduz IPI e preços de eletrodomésticos caem"

Medida vale por três meses para geladeira, fogão e máquina de lavar

Em nova medida para amenizar os efeitos da crise, o governo anunciou o corte do Imposto sobre Produtos Industrializados para geladeira, fogão e máquina de lavar. Com isso, os preços dos eletrodomésticos vão cair até 15% nas lojas, já a partir de hoje. No caso das geladeiras, o IPI passou de 15% para 5% e, nos fogões, de 5% para zero. O corte do imposto não está condicionado à manutenção dos empregos, mas o ministro Mantega disse que comércio e indústria se esforçarão para não demitir. O governo também ampliou a isenção de IPI para itens da construção, como ladrilhos e telhas. Desde o fim de 2008, quando a crise se agravou, o governo fez dez cortes de tributos, abrindo mão de R$ 12 bilhões.

O Estado de São Paulo
"Obama pede ‘novo começo’ nas relações com Cuba"

Em mais um gesto de aproximação, presidente fala em contato direto

O presidente Barack Obama afirmou que os EUA querem “um novo começo” em relação a Cuba. Obama fez a declaração ao chegar a Trinidad e Tobago, para participar da Cúpula das Américas. “Precisamos superar décadas de desconfiança. Gostaríamos de falar com os líderes cubanos sobre direitos humanos, reforma democrática e questões econômicas”, disse Obama. Havana e Washington vêm trocando gestos de aproximação. A Casa Branca se disse “impressionada” com a declaração do presidente cubano, Raúl Castro, que se dispôs a discutir “tudo” com os EUA. Mas afirmou esperar atos concretos, como a soltura de presos políticos. Apesar dos progressos, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, ameaça boicotar a declaração da cúpula por causa de Cuba.

Jornal do Brasil
"Governo derruba imposto de eletros"
Em nova medida para estimular as vendas e aquecer a economia brasileira em plena crise internacional, o governo anunciou a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para a chamada linha branca: geladeiras, fogões, máquinas de lavar e tanquinhos. É um setor que, segundo sindicatos, demitiu 2 mil trabalhadores entre outubro e fevereiro. As mudanças, que significam uma renúncia fiscal de R$ 261 milhões, valerão por três meses. O presidente Lula pediu mais celeridade na concessão de crédito pelos bancos federais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu