Brasil

Dilma vai pra reeleição

Sidney Borges
Acredito na evolução. Um dia seremos macacos melhores. Antes disso, porém, a observação dos fatos me faz temer pelos planos do presidente Lula.

Não faz muito tempo um ministro próximo ao presidente, falando a uma platéia petista em Osasco, São Paulo, deixou que o entusiasmo ultrapassasse a prudência e cometeu uma indiscrição.

Disse que é preciso impedir a vitória da oposição a qualquer custo, pois só assim Lula volta em 2014.

Ou seja, Dilma é, desde já, no entender da cúpula petista uma espécie de café-com-leite, como denominávamos os colegas menores nas brincadeiras infantis. Pode fingir que é, mas não é.

Pelo raciocínio ingênuo do ministro, em caso de vitória Dilma vai empunhar a caneta a serviço do mestre Lula. Depois de quatro anos ela dirá ao povo que desiste da reeleição por amor ao socialismo e o carismático barbudo volta nos braços do povo para continuar salvando o Brasil e ensinando Obama.

O aparelhamento do Banco do Brasil é parte da estratégia para eleger Dilma.

Me faz lembrar da epopéia quercista em prol de Fleury. "Quebrei o banco mas fiz o sucessor". A frase é atribuída ao ex-governador Orestes Quércia, que jura fazendo cruz com os dedos que jamais proferiu tal blasfêmia.

Se falou ou não, não importa, o Banespa foi quebrado e vendido e isso tocou fundo o orgulho paulista, que não chega a ser do tamanho do ego de Caetano Veloso, mas é imenso.

Quércia nunca mais será eleito em São Paulo, continuará milionário e cacique do PMDB. É pouco para quem almejava a presidência.

Quanto a Fleury, depois de empunhar a caneta e conhecer as delícias do poder, deu uma banana ao antigo mentor-mecenas e alçou vôo próprio. Não foi longe, talento e arte não ajudaram o rufar das asas.

Quem conhece história sabe que a cadeira mágica muda as pessoas. O poder sobe à cabeça. Quem garante que Dilma vai abrir mão do "aerodilma", dos imensos cordões de puxa-sacos dizendo que ela é linda, maravilhosa, charmosa e inteligente.

Alguns até dirão que é gostosa.

Não sei não, mas Lula que nasceu virado pra Lua talvez devesse torcer para a vitória da oposição, acompanhada de uma grande crise econômica.

Mesmo assim será difícil a volta. Só perde reeleição quem é burro ou vagabundo, caso contrário o jogo é de cartas marcadas.

Em condições normais Serra ganha e fica oito anos. Na remota hipótese de Dilma ganhar, ela também ficará oito anos, com total apoio apoio do PT.

Aí perguntarão. E o Lula? O Lula, aquele ex-presidente barbudo? Está velho, abandonou a política.

Rei posto, rei quase morto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu