Andanças

Vendo o tempo passar

Sidney Borges
Sorvete tem que ser de iogurte com amora da sorveteria perto do Casarão do Porto. Peço no copinho, tem daquela casquinha que parece papelão fininho e que pode ser comida, prefiro o copinho. Casquinha engorda.

Enquanto dura o sorvete permaneço sentado em uma das cadeiras de alumínio da calçada, é uma forma de observar o fluxo do tempo, inexorável, sempre cumprindo a tarefa primordial de cavar canyons em faces humanas e guardar instantâneos na pasta das saudades para acesso posterior.

Também aproveito o folguedo gelado para saber o que há. Na caixa converso com Michel, que além de fazer ótimos sorvetes é um arguto observador dos fatos políticos. Eu o incentivo a se candidatar, terá o meu voto.

Há, no entanto, certos dias em que não me apetece sorvete. Ontem foi assim, preferi caminhar na Praia Grande. Ao voltar trouxe comigo um grão de areia para observar ao microscópio.

Gosto de contar partículas elementares, conhecidas informalmente e formalmente como "quarks". Primeiro separo os mínúsculos em "up" e "down", há outros que não me interessam, apesar de coloridos.

Depois conto elétrons e prótons que são feitos de "quarks", que são feitos de alguma coisa que eu não sei o que é, mas que é.

Passei a manhã contando. Há muitos quarks em um grão de areia. Depois experimentei contar os grãos de areia da Praia Grande, todos sabemos que lá está cheio de areia.

A gente até acaba levando um pouco pra casa no calção, na sandália e nos dedos do pé, mesmo assim com toda aquele povaréu que aparece nas férias e vai embora levando areia, nem dá pra notar, parece até que nasce mais areia.

Contei os grãos de areia de uma faixa de 5 metros de largura, cujo comprimento ia até o mar e considerei areia até três metros de profundidade. Depois multipliquei pelos muitos cinco metros que constituem o comprimento da praia.

Pasmem caros amigos, contei tudo de novo para ter certeza, há muito mais partículas elementares em um único grão de areia do que grãos de areia na Praia inteirinha, contando até a areia que fica nas varandas dos quiosques.

Não tenho certeza se é uma peculiaridade da Praia Grande, vou repetir a operação nas Toninhas, mas só na semana que vem.

Preciso saber o que o Michel achou da derrota do Prefeito. Será que foi derrota mesmo? Ficou no ar um cheiro de acordão por baixo dos panos. Para ter certeza vou ver o tempo passar na sorveteria. Iogurte com amora, incomparável.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu