Palavras

Palavra do dia: DUBLÊ (du.blê)

Na última semana, morreu aos 93 anos a dublê norte-americana Hazel Warp. Em 1939, a profissional substituiu a atriz Vivien Leigh, que viveu a personagem Scarlett O'hara, nas cenas perigosas que foram gravadas para o filme "E o vento levou".
A palavra "dublê" tem sua origem no francês 'double' e designa a pessoa que substitui outro profissional, geralmente em uma aparição pública, situações perigosas ou cenas complicadas, como de nudez, por exemplo. O termo também designa um sósia (pessoa fisicamente semelhante a uma celebridade, autoridade etc..), a quem substitui em determinadas situações por motivos de segurança. Em Portugal, a palavra correspondente a "dublê" é "duplo".


DUBLÊ (du.blê)
substantivo de dois gêneros.

1 Bras. Cin. Telv. Profissional que substitui o ator ou a atriz em cenas perigosas ou de realização complicada (p. ex. em cenas de nudez).
2 Pessoa fisicamente semelhante a outra (celebridade, autoridade etc.), a quem substitui, por motivos de segurança, em aparições públicas, lugares perigosos etc.
3 Indivíduo que exerce diversas atividades paralelas: João é dublê de professor e poeta.
4 Art.gr. Impressão em duas cores, a partir de dois clichês ou dois fotolitos, para obtenção de um tom (ger. mocromático) especial
Formação: do francês 'double".

Comentários

Anônimo disse…
Lendo o texto acima, do Guaruçá, levanto uma dúvida: no caso, "o laranja" também poderia ser considerado dublê?

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu