Manchetes do dia

Terça-feira, 12 / 08 / 2008

Folha de São Paulo
"Rússia recusa trégua e amplia ataque à Geórgia"
Após controlar boa parte da região separatista da Ossétia do Sul, na Geórgia, a Rússia abriu outra frente de combate ao entrar na Abkházia, no oeste do país.O presidente georgiano, Mikhail Saakashvili, acusa a Rússia de pretender ocupar seu território. Moscou nega e afirma que visa criar zonas-tampão para proteger dos ataques de Geórgia as populações dos enclaves.Os russos rejeitaram dois planos de cessar-fogo propostos pela União Européia e pelo G7. Eles acusam os georgianos de continuar a bombardear a Ossétia, o que o governo do país contesta.O presidente George W. Bush (EUA) disse que a Rússia invadiu um Estado soberano e ameaça um governo democraticamente eleito: “Uma ação assim é inaceitável no século 21”.


O Globo
"Cabral: Infraero deve ‘largar o osso’ e privatizar o Galeão"
Em audiência pública na Assembléia Legislativa, o governador Sérgio Cabral defendeu ontem a concessão do Aeroporto Internacional Tom Jobim para a iniciativa privada. “Vamos largar o osso!”, disse o governador, referindo-se à Infraero, que administra os aeroportos do país. Cabral criticou reformas que não chegam ao fim: “Gambiarra não resolve”. Segundo Cabral, o presidente Lula já estaria sensibilizado para a proposta de concessão, sobretudo diante da necessidade de preparar o Galeão para a candidatura do Rio às Olimpíadas de 2016. O aeroporto foi apontado pelo COI como o ponto mais fraco da cidade, com nota 3,7.


O Estado de São Paulo
"Rússia avança e a Geórgia recua tropas para defender a capital"
A Rússia ignorou os apelos de cessar-fogo feitos pelo Ocidente e lançou ontem ampla ofensiva terrestre dentro do território da Geórgia. Até então, as operações se restringiam às províncias separatistas da Ossétia do Sul e da Abkházia. Tropas russas ocuparam quatro cidades em território georgiano, entre ela Gori, principal entroncamento viário entre o leste e oeste do país. O presidente da Geórgia, Mikhail Saakashvili, voltou a pedir intervenção internacional e ordenou a suas tropas que se retirassem da zona de conflito para se concentrar na defesa da capital Tbilisi, situada a apenas 80 km de Gori. Testemunhas do bombardeio russo e Gori dizem que a cidade está destruída: “Parece que explodiu uma bomba atômica lá”, contou ao Estado o policial Kebadze Giorgi, que voltou aliviado para Tbilisi.


Jornal do Brasil
"Rio é campeão de infecções"
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) alerta: o Rio lidera o ranking de infecções após videocirurgias. Só no ano passado, o Estado contabilizou 416 casos – mais de um por dia – dessas contaminações pós-cirúrgicas provocadas pelas chamadas micobactérias de crescimento rápido (MCR), que demora até um ano para se manifestar. O Rio é também o campeão absoluto de hospitais contaminados, respondendo por 77 das 128 das unidades detectadas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu