Manchetes do dia

Sábado, 16 / 08 / 2008

Folha de São Paulo
"Governador do Rio pede Exército para garantir eleições"
Um dia após o emprego das Forças Armadas nas eleições no Rio ser autorizada pelo Tribunal Superior Eleitoral, o governador do Estado, Sérgio Cabral (PMDB), enviou ofício ao TSE pedindo tropas federais “o mais breve possível” para atuar na segurança pública durante o período eleitoral.Antes, o presidente do TSE, Carlos Ayres Britto, afirmava não ver necessidade de uso do Exército, apesar das denúncias de que candidatos e jornalistas são impedidos de circular em favelas devido a ameaças de traficantes. Cabral afirmou que seria um “presente” se a força ficasse após o pleito.Depois de receber o ofício de Cabral, Britto disse que será feito um mapeamento para definir onde as Forças Armadas atuarão: “A idéia é identificar ponto de maior dependência dessa influência nociva das duas forças, o tráfico e as milícias”. O reforço só deve chegar após esse mapeamento.


O Globo
"TRE: tráfico exige foto para comprovar voto"
O TRE poderá proibir o uso de celular durante a votação porque tem recebido denúncias de que traficantes e milicianos estão exigindo que eleitores fotografem as urnas para provar seus votos. Ontem, fiscais do TRE fizeram, em favelas, campanha de conscientização sobre o sigilo do voto. O governador Sérgio Cabral pediu o envio das Forças Armadas. Ele criticou o que chamou de “falta de pró-atividade” do Comando Militar do Leste, mas considerou isso um detalhe por ter bom relacionamento com o presidente Lula e o Ministério da Defesa.Pesquisa Ibope mostra que Marcelo Crivella (PRB) cresceu cinco pontos e lidera a disputa no Rio com 28%. Eduardo Paes (PMDB) passou Jandira Feghali (PCdoB) e tem 12%, contra 11% dela.


O Estado de São Paulo
"Marta abre 15 pontos de vantagem"
Pesquisa do Ibope contratada pelo Estado e pela TV Globo mostra que Marta Suplicy (PT) abriu 15 pontos de vantagem na corrida pela Prefeitura de São Paulo. Em um mês, a petista cresceu 7 pontos e chegou a 41% das intenções de voto. No mesmo período, Geraldo Alckmin (PSDB) caiu de 31% para 26%. O Ibope mediu a preferência dos eleitores em mais três capitais. No Rio, Marcelo Crivella (PRB) ganhou 5 pontos e está com 28%. Em Belo Horizonte, Jô Moraes (PCdoB) continua na frente, com 18%. No Recife, João Costa (PT) avançou para 30% e Mendonça Neto (DEM) caiu para 27%.


Jornal do Brasil
"Sérgio Cabral ataca comandante militar"
O governador Sérgio Cabral enviou ofício ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Carlos Ayres Britto, requisitando a presença de tropas federais no Estado para garantir a segurança das eleições e, se possível, sua permanência como força extra de policiamento. Cabral aproveitou a ocasião para um duro ataque à cúpula do Comando Militar do Leste (CML), classificando o comandante, general Luiz Cesário da Silveira, de “pouco pró-ativo” e atribuindo a ele o “ruído de convivência entre o Estado e os militares”. Cabral afirmou ainda que a operação pode contar com o comando de outros oficiais. O CML não comentou as declarações.

Comentários

Anônimo disse…
O governador do Rio já pediu ajuda do exercito para arrumar a segurança,a saude ,os panamericanos,as eleições,construção de favelas,asfalto.
Por que o exercito não assume de vez o governo do rio?
Anônimo disse…
O governador do rio deveria pedir ajuda ao exercito....da RUSSIA!!!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu