Brasil

Uma classe sem rosto definido

Murillo de Aragão
Até a República Velha, a classe média brasileira praticamente não existia, segundo Luiz Carlos Bresser Pereira. Para ele, era um pequeno “estamento de servidores públicos e de profissionais liberais ligados ao estado e à classe patriarcal proprietária de terras”. No período entre 1930 e 1980, com a industrialização, cresceu a médias robustas e, como conseqüência – entre 1930 e 1960 – surgiu uma classe média “privada”, composta de empresários do comércio, indústria e agricultura que se juntaram aos funcionários públicos e de empresas estatais como Correios, Banco do Brasil, Petrobras, Eletrobras, BNDE, entre outros, como os integrantes das forças armadas.
Com a estagnação do país a partir de 1980, a classe media encolheu e perdeu relevância econômica e política, uma vez que setores da alta classe média sofreram redução de renda e representatividade. Agora, por força de um período de estabilidade e crescimento, iniciado com o Plano Real em 1994, surge uma nova classe média – oriunda das classes populares e beneficiada pelos programas assistencialistas do governo e pela expansão do emprego formal.
Na semana passada, duas importantes pesquisas recentes – uma do IPEA e outra da FGV – confirmaram que a classe média (52% da população) é a maior de todas. A notícia é evidentemente auspiciosa. Curiosamente, o mesmo Plano Real que promoveu o empobrecimento da classe media alta – quando eliminou as vantagens do cheque pré-datado, dos tabelamentos de preços (de escolas, planos de saúde e alugueis) e a lucratividade das aplicações over-night – abriu caminho para o fenômeno que ora estamos vivendo: a emergência de uma nova classe média.
No entanto, apesar das óbvias e merecidas saudações pelo fenômeno, algumas questões não foram devidamente consideradas. Em primeiro lugar, apesar do seu tamanho, a classe media é tão dividida quanto o PMDB. O intervalo de renda entre a classe média pobre e a classe média rica é muito grande, tornando seus interesses e as aspirações difíceis de serem medidos, já que existem várias “classes médias”.

Leia mais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu