Deu em O Globo

Mais polêmica para Angra 3

Minc rebate comissão e diz que usina não terá licença sem reservatório exigido

De Mônica Tavares e Bruno Villas Bôas:
O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, marcou sua posição contra a Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) e afirmou que a posição do Ibama sobre Angra 3 já está tomada: sem reservatórios nos parâmetros definidos, a usina nuclear não terá a licença de operação concedida pelo órgão ambiental federal. Segundo Minc, a Cnen está "criando problema" ao dispensar a exigência de um novo tipo de depósito (a chamada solução definitiva) para o lixo nuclear da usina, cuja construção deverá começar em setembro.
O GLOBO informou ontem que a Cnen vai conceder à Eletronuclear — estatal responsável pelo empreendimento — licença de construção da usina com a previsão apenas de um depósito inicial de rejeitos, nos moldes das piscinas utilizadas por Angra 2. A comissão e a Eletronuclear entendem que não cabe ao Ibama fazer exigências de segurança aos empreendedores.
Especialistas afirmam que Angra 3 simplesmente não poderá ser executada sem a piscina. Aquilino Senra, professor de engenharia nuclear da UFRJ e vice-diretor da Coppe, diz que o Ibama não tem competência para impedir a construção da piscina ou exigir uma solução final para os rejeitos.
(Do Blog do Noblat)

Nota do Editor - Estamos frente a frente a mais uma manifestação de esquizfrenia explícita do governo. Não existe solução definitiva para o lixo nuclear. Em nenhum lugar do planeta. A depender desse quesito Angra 3 jamais será construída. (Sidney Borges)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu