Manchetes do dia

Sexta-feira, 23 / 05 / 2008

Folha de São Paulo
"Lula congela proposta de criar fundo soberano"
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu suspender o lançamento do fundo soberano brasileiro por ainda ter dúvidas sobre o uso de recursos do superávit primário para formar seu caixa, informa Valdo Cruz.
Lula disse a ministros ter considerado o formato do fundo "supercomplicado e pouco harmônico" e ordenou que o ministro da Fazenda, Guido Mantega, segurasse o encaminhamento do projeto ao Congresso.
O presidente tem sido aconselhado por economistas de fora do governo a elevar o superávit primário (economia destinada a pagamento da dúvida pública) só para ajudar o Banco Central no combate à inflação.
Lula, porém, voltou a cogitar o uso de parte das reservas internacionais (cerca de US$ 15 bilhões dos quase US$ 200 bilhões) para o fundo soberano. O presidente do BC, Henrique Meirelles, é contra.


O Globo
"Alta de alimentos e petróleo desafia países mais pobres"
A disparada de preços de alimentos fará com que os países mais pobres gastem até quatro vezes mais do que no início desta década para importar comida, alerta relatório da FAO, a agência das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação. Só os gastos com compra de arroz vão subir 40% este ano. A escassez de alimentos fez com que o Parlamento Europeu recomendasse ontem a formação de estoques na região. (...)


O Estado de São Paulo
"Itaú contesta venda da Nossa Caixa ao BB"
O presidente do Banco Itaú, Roberto Setúbal, manifestou ontem interesse na compra da Nossa Caixa e contestou as negociações para a venda da instituição ao Banco do Brasil. Em declaração ao editor Ricardo Grinbaum, Setúbal propôs que seja promovida disputa entre todos os interessados: "Se o governo de São Paulo pretende vender a Nossa Caixa, a melhor forma seria um leilão". O Itaú é o segundo maior banco privado do País, e o terceiro no ranking geral. (...)


Jornal do Brasil

"Mortes nas estradas marcam o feriado"
Poucos dias depois de o Senado ter aprovado projeto liberando a venda de bebida alcoólica nas estradas - apontada pelas estatísticas oficiais como a maior causa de acidentes - o feriadão de Corpus Christi já começou marcado pela violência no trânsito em vários pontos do país. Desastres em rodovias de Minas Gerais, do Rio Grande do Sul e do Estado do Rio deixaram pelo menos 17 mortes, entre eles um bebê. Nos últimos cinco fins de semana prolongados, 462 pessoas morreram só nas estradas federais, segundo a Polícia Rodoviária.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu