Manchetes do dia

Sexta-feira, 16 / 05 / 2008

Folha de São Paulo
"Ministro quer nova lei de licenciamento ambiental"
O novo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, criticou a burocracia da legislação para licenciamento ambiental de obras. "É preciso uma nova lei que aumente o rigor dos grandes impactos e diminua a burocracia para procedimentos inócuos e inúteis", afirmou. Minc disse que não queria o cargo e que foi quase obrigado a aceitá-lo pelo governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), e pelo presidente Lula. Disse ter pedido condições iguais às da Secretaria do Ambiente do RJ - mais verbas e nenhuma interferência para formar a equipe.
O novo ministro declarou ainda que não pretende ceder a pressões políticas para aprovar licenças ambientais. A ex-ministra Marina Silva disse que uma das fontes de pressão que enfrentava vinha da Casa Civil, que, segundo ela, reduziu a criação de áreas de conservação.
O governador Blairo Maggi (PR-MT), um dos maiores sojicultores do mundo, afirmou não ter boa expectativa sobre Minc: "Não me conhece, não conhece o Estado, não conhece a região".


O Globo
"Novo ministro quer agilizar licenciamentos ambientais"
O novo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, quer uma nova lei para agilizar licenciamentos ambientais, aumentando as exigências e diminuindo a burocracia - que para ele é a mãe da corrupção. A agilidade no licenciamento marcou sua gestão como secretário do Ambiente do Rio: foram 2.068 licenças em 17 meses. Minc afirmou que só aceitou o cargo diante de garantias dadas pelo presidente Lula de financiamento para o ministério. Ele sugeriu o nome do ex-governador do Acre Jorge Viana para coordenar o Programa Amazônia Sustentável, mas Viana, que já recusara o ministério, não aceitou. Minc afirmou que não mudará as diretrizes deixadas por Marina Silva, que saiu em meio a uma crise. Ontem, a ex-ministra disse que os governadores de Mato Grosso, Blairo Maggi, e de Rondônia, Ivo Cassol, pressionavam o Planalto para rever o plano de combate ao desmatamento da Amazônia.


O Estado de São Paulo
"Minc quer menos burocracia no licenciamento ambiental"
Convidado para ser o novo ministro do Meio Ambiente, o deputado estadual Carlos Minc (PT-RJ) disse ontem que aceitou porque o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lhe prometeu "carta verde" para montar a equipe. Mas defendeu mudança na lei de licenciamento de obras, para ficar mais rigorosa e ao mesmo tempo menos burocrática e com menos "procedimentos absolutamente inócuos e inúteis". Minc anunciou que pretende manter parte da equipe de Marina Silva e convidar o ex-governador do Acre Jorge Viana para ser coordenador-executivo do Plano Amazônia Sustentável, cargo para o qual Lula nomeou o ministro Extraordinário de Assuntos Estratégicos, Roberto Mangabeira Unger. Marina disse ontem que deixou o cargo por causa da forte oposição que os governadores, especialmente os de Mato Grosso e Rondônia, faziam a seus planos.


Jornal do Brasil
"Pobres pagam mais impostos que ricos"
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revelou ontem, em Brasília, que a população considerada extremamente mais pobre do país compromete 44,5% de sua renda com pagamento de impostos e contribuições. Os 10% mais ricos gastam 23% em tributos. A diferença superior a 21 pontos percentuais é atribuída à política tributária brasileira. O presidente do Ipea, Márcio Pochmann, considera que o sistema atual aprofunda a desigualdade social. Os mais pobres arcaram também com maior elevação no pagamento de impostos em comparação com os ricos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu