Manchetes do dia

Sábado, 29 / 03 / 2008

Folha de São Paulo
"Dilma diz que dossiê é "banco de dados""
A ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) disse ontem que as informações reveladas sobre gastos presidenciais de Fernando Henrique Cardoso e da ex-primeira-dama Ruth Cardoso não são um dossiê, mas sim um "banco de dados" e lançou o desafio: "Provem que não é um banco de dados, provem. Não fiquem assacando contra nada". Dilma também afirmou que a imprensa deveria revelar quem vazou os dados relativos ao ex-presidente tucano. "Afirmamos que é um banco de dados e que a quantidade de informações que tem um banco de dados é 20 mil vezes maior do que um dossiê e são essas informações que estão armazenadas na Casa Civil, seja para fornecer para a Comissão Parlamentar de Inquérito, se for pedido e se for decidido sob a responsabilidade de sigilo da CPI, seja para informar o Tribunal de Contas da União", disse a ministra, em entrevista em Delmiro Gouveia (AL). A Folha publicou ontem reportagem em que afirma que a ordem para que fosse montado um dossiê com os gastos pessoais de FHC e sua família partiu da secretária-executiva da Casa Civil, Erenice Alves Guerra. "Não há nesta publicação que saiu na Folha de S.Paulo nenhum dado novo em relação ao que tinha saído na "Veja". Há uma afirmação por parte do jornal que nós fizemos um dossiê. Nós insistimos que não foi um dossiê", disse ela. "É óbvio que a parte administrativa da Casa Civil é dirigida pela doutora Erenice. O que a doutora Erenice falou na matéria [da Folha] é a mesma coisa que estamos falando desde a "Veja': nós fizemos um banco de dados", afirmou Dilma.

O Globo
"Dilma resiste a demitir assessora que fez dossiê"
A ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) resiste às pressões da oposição para demitir a secretária-executiva de sua pasta, Erenice Alves Guerra, apontada como responsável por um dossiê sobre os gastos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e de sua mulher, Ruth Cardoso. Dilma nega que se trate de um dossiê, referindo-se às informações como um "banco de dados", e diz que o governo foi vítima de um "vazamento criminoso". A versão oficial é de que o vazamento teria sido ato de informantes tucanos infiltrados no Planalto. O líder do PSDB, Arthur Virgílio, chamou a ministra de "aloprada". Em Alagoas, o presidente Lula elogiou o senador Renan Calheiros e disse que a oposição está "destilando ódio", O governo descartou investigação da PF: Fernando Henrique cobrou a demissão de Erenice Guerra. Nos EUA, a Casa Branca demitiu há 15 dias assessores que vasculharam dados de Barack Obama e Hillary Clinton.


O Estado de São Paulo
"Oposição acusa Dilma pela produção do dossiê FHC"
Antes da abertura da CPI dos Cartões, o Planalto já havia mobilizado a Esplanada dos Ministérios para montar um dossiê sobre gastos do governo Fernando Henrique com cartões corporativos e contas B. A operação saiu de ao menos duas reuniões lideradas pela ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. Sua secretária-executiva, Erenice Guerra, reuniria os dados. Dilma acusa a oposição de promover a "escandalização do nada". "Não há dossiê coisa nenhuma. Há trabalho de rotina, na formatação de um banco de dados", alega. Em Alagoas, o presidente Lula também mirou nos adversários: "Estão destilando ódio."


Jornal do Brasil
"Dengue avança 26% em apenas 5 dias"
O avanço da epidemia de dengue no Rio é assustador. Em cinco dias, os casos chegaram a 31.288, um salto de 26,3%. O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, crê que a subnotificação, sobretudo em atendimentos fora da rede pública, mascare indícios até piores. Enquanto isso, a integração entre as esferas de poder não chega a alguns lugares. A tenda de hidratação (estadual) de Jacarepaguá não é usada pelo hospital municipal Lourenço Jorge, na Barra. Embora faça ali 300 atendimentos de dengue por dia, o município sustenta que a unidade dá conta, enquanto, do lado de fora, os pacientes reclamam das filas. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, pelo menos 20 imóveis com focos foram invadidos por agentes, nos dois primeiros dias de vigência do decreto do "pé na porta".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu