Oposição

DEM e PSDB estão à beira de divórcio eleitoral

Gerson Camarotti - O Globo
BRASÍLIA - A aliança entre PSDB e DEM corre o risco de não resistir a seu grande teste para a sucessão presidencial de 2010. Reportagem publicada na edição deste domingo no jornal "O Globo" mostra que nos principais palanques para as eleições municipais deste ano, democratas e tucanos estarão em lados opostos.
De forma reservada, a cúpula do DEM já não esconde a insatisfação com o que considera uma postura hegemônica dos tucanos e resolveu dar um ultimato aos dirigentes do PSDB para continuar a parceria retomada em 2003. Um levantamento ainda reservado feito pelo DEM aponta que, das 14 capitais em que o partido pretende lançar um candidato, em nenhuma o PSDB está disposto a apoiar o nome do DEM.
O caso mais grave é em São Paulo. O DEM considera estratégica a reeleição do prefeito Gilberto Kassab, mas cresce, entre os tucanos, a pré-candidatura do ex-governador Geraldo Alckmin. Em vários casos, os tucanos já optaram por alianças com outros partidos, em vez de discutir uma união com o DEM.

Leia mais

Nota do Editor - Ubatuba também é uma grande capital, "Capital do Surfe" e como tal não poderia fugir à regra. Aqui PSDB e DEM não se bicam, embora só os tucanos sejam bicudos. (Sidney Borges)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Eleições 2008