Espaço do leitor

Secretaria de Turismo não paga Guias Locais

Claudia Oliveira - Técnica em Turismo
Eu, Claudia Oliveira, 35, caiçara, solteira, RG. 26.618.080-6, Técnica em Turismo desde 91, trabalho até hoje na área atuando em alguns nichos do vasto mercado que é o turismo. Dentre eles, trabalhei exclusivamente durante quatro anos para o Sesc de todo o Brasil, com sede no Paraíso/SP, desenvolvendo roteiros histórico-culturais e atendendo o público da Melhor Idade como guia local. Quando eu não pude mais atende-los, eles não vieram mais para Ubatuba.
Durante estes anos passados fiz alguns trabalhos esporádicos nesta área. Minha paixão por Ubatuba é ímpar e por isso sempre que solicitada quase nunca recuso um convite do qual tenha a oportunidade de divulgar minha terra. Este é um dos principais motivos de escrever ao longo dos anos para o jornal “A Semana”, onde registrei mais de 80 praias, ilhas, cachoeiras, trilhas, sertões, etc, sempre com o carinho de pesquisar as histórias e estórias de cada um ressaltando suas peculiaridades, assim também como enaltecendo nossa gente, nossos artistas, atletas, músicos e outros. Afinal somos parte da construção de nosso país, literalmente. Whorkshop, feiras de turismo, palestras, participação em livros, revistas, rádio e TV, sempre disponibilizando e compartilhando uma vivência da qual faz toda uma diferença.
Enfim, não venho aqui para expor minha pessoa, mas só para elucidar quem está aqui escrevendo. Ao longo dos anos, outros se formaram e optaram por trabalhar na área de guia local, cada um com sua especialidade. Enfim, um convite informal para atuar como guia local no recebimento do 1º navio a aportar em Ubatuba. Depois de tanto tempo, me soou bem histórico, apesar de afirmar que este mercado não deve ser tratado como solução para o nosso município e sim somar como opcional de um amplo mercado turístico uma vez que nossa história e geografia disponibilizam tantas tendências.
Sendo assim, no dia 9 de janeiro de 2008, estávamos lá com todo coração aberto e uma missão a cumprir. Encantar nossos visitantes para que retornem futuramente a Ubatuba com calma e interesse em desfrutar de nossos incríveis lugares. Eu, particularmente vivi bons momentos pois os 46 passageiros que estavam em meu ônibus não quiseram descer para ouvir as histórias e curiosidades, as quais eu ia narrando ao longo do percurso. Eles fizeram todo o roteiro e só depois então foram descendo aos lugares recomendados e seis famílias disseram que viriam para cá em julho, pois não imaginavam que nesta época do ano aqui praticamente não chove e ainda dá para desfrutar de uma boa praia. Outras duas pessoas disseram já ter vindo pra Ubatuba, mas não sabiam das curiosas informações e por isso voltariam uma hora destas com calma.
Entendo que meu papel como profissional tenha sido cumprido. Porém, quando somos convidados para um trabalho que não tenha fins voluntários estamos ganhando pra isso como o tratado, apesar de ter sido um acordo verbal, do qual a única prova que estivemos trabalhando neste histórico momento são o registro fotográfico com a camisa doada pela Secretaria de Turismo, acreditamos termos cumprido com nossa proposta e postura profissional. Mas, o fato é que nenhum de nós recebemos até o presente momento, e cada vez que ligamos é uma história diferente. O segundo navio retornou, eu particularmente não fui chamada, porque trabalho com o Jija, dono do jornal “A Semana”, e minha irmã que precisava do trabalho também pagou o preço por ser minha parente. Os outros colegas de trabalho estavam lá presentes e, desrespeitosamente, não receberam nenhuma das duas vezes trabalhadas. Penso que pelo menos uma satisfação seria de bom tom, não histórias e mais estórias a cada telefonema sem previsão de data para o pagamento, pois não quero acreditar que em uma próxima parada de navio ou outro projeto que sejam necessários guias locais, não seja possível porque a classe se recuse a prestar trabalhos para a secretaria de turismo, a menos que seja claro que é voluntariado, pois o combinado não é caro. O que não é justo é que depois de receber os navios, quem fique a vê-los somos nós....

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu