Manchetes do dia

Segunda-feira, 25 / 02 / 2008

Folha de São Paulo
"Assembléia de Cuba elege irmão de Fidel"
Na Cuba pós-Castro que a burocracia comunista quer fazer crer que será realidade daqui em diante, nada poderia ser mais emblemático do que a primeira página do jornal oficial "Juventud Rebelde" que circulou ontem, dia em que, depois de 49 anos de poder incontrastável, Fidel Castro, 81, foi substituído na presidência do Conselho de Estado, órgão máximo de poder na ilha, por seu irmão Raúl Castro.


O Globo
"Irmão de Fidel assume e promete reformas"
Raúl Castro teve ontem o seu nome confirmado como o novo presidente de Cuba no lugar de seu irmão, Fidel. Em seu discurso, na Assembléia Nacional, deu o tom de seu governo ao prometer enxugar a máquina administrativa - buscando "um Estado mais ágil e que implique menos reuniões" -, reavaliar o peso cubano e eliminar algumas proibições relativas à área econômica. Mas anunciou que consultará Fidel sobre decisões importantes. (...)


O Estado de São Paulo
"Velha guarda cubana fica no poder"
Numa decisão esperada, o irmão de Fidel, Raúl Castro, de 76 anos, foi eleito presidente de Cuba. Em seu discurso de posse na Assembléia Nacional, ele fez questão de deixar claro que as linhas gerais da política e da economia cubana se manterão. Mas sugeriu pequenas reformas na estrutura do Estado e sinalizou para as próximas semanas que eliminará proibições que limitavam a concessão de benefícios a alguns cidadãos. (...)


Jornal do Brasil
"Sem Fidel, Cuba inicia mudanças"
Confirmado presidente ontem pela Assembléia Nacional de Cuba, Raúl Castro, irmão do ex-ditador Fidel Castro, disse logo no discurso de posse que vai reestruturar a máquina estatal, cortando órgãos para diminuir a burocracia. E prometeu que na semana que vem eliminará "proibições simples", dando mais liberdade ao povo do último país socialista do Ocidente, Raúl não detalhou quais direitos os cubanos ganharão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Eleições 2008