Usina Nuclear

Informes sobre Angra 3

Caros companheiros das diversas redes,
Ontem, dia 25 de janeiro, a convite do Sr Leonam Guimarães, assistente do Diretor Presidente da Eletronuclear, estive reunido com o Secretário interino do meio ambiente de Ubatuba Sr Farid Nassar e outros assessores da Eletronuclear, na SMMA recebendo informes e sugerindo estratégias para a realização de uma Reunião Pública em Ubatuba e sobre as Audiências Públicas que serão realizadas em Março deste ano, por determinação judicial.
Em Ubatuba, a Reunião Pública poderá se tornar uma Audiência Pública, conforme solicitou o CONSEMA-SP ao IBAMA, caso este órgão assim determine, mas sem antes haver um questionamento jurídico da Eletronuclear que argumenta que não estava previsto no Termo de Referência do IBAMA esta audiência, segundo o Sr Leonam.
Informações sobre as novas AP e onde acessar o Eia Rima (disponível no sítio da Internet):
http://www.eletronuclear.gov.br/noticias/integra.php?id_noticia=542
Audiências Públicas em Paraty, Angra dos Reis e Rio Claro serão precedidas de reuniões nestas cidades.
Esta é uma vitória política e jurídica, cabe a nós, agora fazermos a mobilização da sociedade e de técnicos para que nossos questionamentos sejam relevantes e consigamos reverter este quadro absurdo de se construir uma Usina Nuclear em uma região frágil, sensível e que será inundada em um curto espaço de tempo com a elevação do nível do mar, fruto do aquecimento global, entre vários outros argumentos ambientais.
Aqui em Ubatuba, a Câmara de Vereadores, Prefeito e Secretários realizarão uma visita à Eletronuclear e depois organizarão um Fórum de debates e esclarecimentos à população de Ubatuba.
O Sr Leonam relatou que reconhece a desinformação da população local, quando logo na chegada dele ao Fórum da cidade foi questionado por um funcionário sobre o medo das consequencias de um acidente com a Usina Núclear de Angra.
Nós, da sociedade civil de Ubatuba e região poderemos discutir nossos posicionamentos neste fórum e em uma reunião pública (ou AP) no final de fevereiro, antes das AP de Paraty, Angra dos Reis e Rio Claro. Será disponibilizado transporte gratuito para os munícipes de Ubatuba que quiserem participar da AP de Paraty-RJ.
Para quem quiser, estou com uma cópia digital do EIA RIMA e existem cópias também na SMMA e na Câmara de Vereadores.
Por enquanto é o que tenho a informar.
Agora é importante nossa mobilização em torno deste tema, senão será mais um atropelo governamental em nome do PAC!


Abraços.

Beto Francine

Comentários

Anônimo disse…
Seguem abaixo informações complementares sobre o EIA/RIMA de Angra 3.

Cordialmente,

Leonam Guimaraes

EIA-RIMA disponível para a comunidade:
http://www.eletronuclear.gov.br/inicio/index.php
O Estudo de Impacto Ambiental – EIA e o Relatório de Impacto no Meio Ambiente – RIMA da Usina Angra 3 foram submetidos ao IBAMA em maio de 2005.

No dia 27 de abril de 2007, o IBAMA informou no Diário Oficial da União, que recebeu da Eletronuclear o Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto no Meio Ambiente da Usina.

Cópias dos dois documentos encontram-se à disposição para consulta nas sedes do IBAMA em Brasília e no Rio; na Funai; no IPHAN; na Feema; na Comissão Nacional de Energia Nuclear; na Estação Ecológica Tamoios/Angra; nas Câmaras Municipais e nas Prefeituras de Angra dos Reis, Paraty e Rio Claro; no Centro de Informações da Eletronuclear, em Itaorna, e na biblioteca da empresa. Também estão disponíveis nas associações de moradores de Areal, Campinho da Independência, Garatucaia, Sertãozinho do Frade, Vila Histórica de Mambucaba, Village Jacuecanga e Tarituba, entidades localizadas nas imediações da Central Nuclear, e, ainda, no Sindicato dos Funcionários Públicos de Paraty e na Sociedade Angrense de Proteção Ecológica

Clique aqui e veja o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA)
http://www.eletronuclear.gov.br/pdf/relatorio_de_impacto_ambiental.pdf

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu