Álcool

BLOOMBERG TV investiga o mundo mortífero do etanol

NOVA YORK, 23 de janeiro - Newswire

Brasil - o maior exportador mundial de etanol -- está experimentando um boom de biocombustível. Entretanto, na medida em que as riquezas se acumulam, pioram as condições para muitos dos trabalhadores nos canaviais. Em três anos, 82.000 cortadores de cana sofreram ferimentos e mais de 300 morreram.
Um documentário especial de meia hora em horário nobre da BLOOMBERG TELEVISION(R), que irá ao ar nesta quinta-feira, documenta os abusos sofridos pelo exército de trabalhadores temporários do Brasil, cortadores da cana que será transformada em etanol.
Apresentado pelo âncora Mike Schneider, o documentário especial, intitulado "Deadly Brew: The Human Toll of Ethanol" (Mistura mortífera: o pedágio humano do etanol) levará os espectadores da BLOOMBERG TELEVISION aos canaviais do Brasil. Lá eles encontrarão um grupo de trabalhadores encarcerados durante mais de um mês porque fizeram greve em uma usina de etanol; uma líder sindical e ex-cortadora de cana, Carlita da Costa, que está lutando pelos direitos básicos dos 1.500 associados de seu sindicato; e um promotor público do Ministério do Trabalho do Brasil. O documentário "Deadly Brew: The Human Toll of Ethanol" será transmitido nos EUA na quinta-feira, 24 de janeiro, às 19:00, 21:00 e 23:00 horas ET (horário da costa leste dos EUA); na sexta-feira, 25 de janeiro, às 20:00 horas ET; e no sábado, 26 de janeiro, às 8:30 horas ET. O especial será transmitido no Reino Unido, Ásia e Brasil na sexta-feira, 25 de janeiro, às 11:00 horas, com repetições durante o fim de semana.


Nota do Editor - O Ubatuba Víbora abordou a situação dos trabalhadores da indústria alcooleira há poucos dias, é uma pauta relevante e interessa aos brasileiros. O governo tapuia dá todo o apoio aos donos do capital que produzem álcool e nenhum apoio à força de trabalho que também produz álcool, aliás, se ninguém cortar a cana não haverá álcool. O documentário mostra a prisão de trabalhadores por terem feito greve, o usineiro responsável continua por aí, forte e firme, homem moderno, deve ter até um jatinho, mas acredita na escravidão. Acredita e pratica. Socialismo com escravidão, Marx, Trotsky, Lenin, Engels, podem revirar no túmulo à vontade, o novo socialismo lulista chegou para bombar. O pior de tudo é que nas campanhas políticas os adversários do governo são chamados de direita. Quem encarcera trabalhadores é a verdadeira direita, a mais perigosa, a mais perniciosa, pois travestida de esquerda enche os bolsos de banqueiros, usineiros e capitalistas em geral e dá migalhas aos que carregam o país nas costas. O Brasil continua perverso. E hipócrita. (Sidney Borges)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu